SóProvas


ID
1359514
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Evento subsequente é aquele evento, favorável ou desfavorável, ocorrido entre a data final do período ao qual se referem as demonstrações contábeis e a data na qual é autorizada a emissão das mesmas, podendo sua ocorrência originar ou não ajuste nas demonstrações contábeis.

Um evento subsequente que NÃO origina ajuste nas demonstrações contábeis é o

Alternativas
Comentários
  • Letra B, pois esta modificação não deverá ser modficiada nas demonstrações, e sim indicado em notas explicativas como passivo contigente.

  • CPC 24

    11. Um exemplo de evento subsequente ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis que NÃO origina ajustes é o declínio do valor justo de investimentos ocorrido no período compreendido entre o final do período contábil a que se referem as demonstrações e a data de autorização de emissão dessas demonstrações. O declínio do valor justo não se relaciona normalmente à condição dos investimentos no final do período contábil a que se referem as demonstrações contábeis, mas reflete circunstâncias que surgiram no período seguinte. Portanto, a entidade não deve ajustar os valores reconhecidos para os investimentos em suas demonstrações contábeis.


    Resposta letra B

  • Alguém me explica por que a "c" causaria algum ajuste?

  • Em resposta ao Wilson.

    A letra C causa ajuste porque já havia a obrigação presente (passivo) na data do balanço. O assunto se relaciona com passivo contigente. A obrigação se torna provável de perda (obrigação presente) quando ocorre algum dos fatos citados na questão (pagamento ou decisão em processo judicial).

  • a Letra B já é bem sugestiva. Declínio do valor de mercado entre a data final das demonstrações até a data da autorização. ( significa outro período contábil) Ex: Supondo que o período contábil encerrou em 31/12/x1, só foi autorizado a publicação em 15/03/x2. as demonstrações contábeis a ser publicado é referente ao ano anterior x1. e o declínio do valor de mercado e referente ao ano atual x2.