SóProvas


ID
1359649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A apuração do custo de produção por ordem de serviço e por produção contínua apresentam pequenas variações no respectivo tratamento contábil.

Uma característica específica da produção contínua, na apuração do custo de produção, sob o enfoque contábil, é que o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Na Produção por Ordem, os custos são acumulados numa conta específica para cada ordem ou encomenda. Essa conta só pára de receber custos quando a ordem estiver encerrada. Se terminar um período contábil e o produto estiver ainda em processamento, não há encerramento, permanecendo os custos até então incorridos na forma de bens em elaboração, no ativo; quando a ordem for encerrada, será transferida para estoque de produtos acabados ou para Custo dos Produtos Vendidos, conforme a situação.

    Na Produção Contínua, os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção; são encerradas essas contas sempre no fim de cada período (mês, semana, trimestre ou ano, conforme o período mínimo contábil de custos da empresa). Não há encerramento das contas à medida que os produtos são elaborados e estocados, mas apenas quando do fim do período; na apuração por Processo não se avaliam custos unidade por unidade, e sim à base do custo médio do período (com a divisão do custo total pela quantidade produzida).

    Em ambas, os Custos Indiretos são acumulados nos diversos Departamentos para depois serem alocados aos produtos (ordens ou linhas de produção). E em ambas também são utilizáveis os procedimentos relativos às Taxas de Aplicação de CIP.

    bons estudos

  • Questão comentada em http://tudomastigadinho.com.br/3q-sistema-de-acumulacao-de-custos

  • Gabarito: Letra A.

    Comentário:

    A única característica que se aplica ao sistema de produção contínua é o custo avaliado à base do custo médio ponderado. Na apuração dos custos por Processo não se avaliam custos unidade por unidade, e sim à base do custo médio do período (com a divisão do custo total pela quantidade produzida).

    As outras alternativas se aplicam ao custeio por ordem. Nela os Custos são acumulados numa conta específica para cada ordem ou encomenda. Essa conta só para de receber custos quando a ordem estiver encerrada. Se terminar um período contábil e o produto estiver ainda em processamento, não há encerramento, permanecendo os custos até então incorridos na forma de bens em elaboração, no ativo; quando a ordem for encerrada, será transferida para estoque de produtos acabados ou para Custo dos Produtos Vendidos, conforme a situação. 

  • COMENTÁRIO

    a) Em produção contínua em grande quantidade, pega-se o custo total e divide-se pela quantidade produzida, utilizando como uma dessas bases o custo médio ponderado.

    b) Se é por encomenda já está ligado à produção por ordem.

    c) Não importa se é contínua ou no modelo por ordem, passa pelos departamentos.

    d) Não necessariamente, porque isso é feito na ordem.

    e) Isso é característica da produção por ordem.