SóProvas


ID
1359676
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 30 anos, sem alterações sistêmicas, apresenta o seguinte quadro: gengiva um pouco avermelhada, pouca presença de cálculo, bolsas periodontais com sangramento à sondagem entre 5 e 7 mm nos dentes 31, 32, 42, 41, 26 e 27, exibindo mobilidade. Relata que tem duas irmãs com um quadro parecido de problema periodontal. Ao exame radiográfico, observa-se perda óssea do tipo vertical na mesial e distal do 26 e 27 e perda óssea do tipo horizontal no 31, 32, 41 e 42. De acordo com a classificação de doenças periodontais propostas pela Academia Americana de Periodontia, o diagnóstico deste caso é

Alternativas
Comentários
  • A questão não caracteriza e nem informa dados suficientes para um diagnóstico diferencial entre periodontites agressiva e crônica, ambas podem ser localizadas, mas o ponto principal, que é a evolução rápida do quadro não foi exposto, daí sim eu poderia concluir que era agressiva. Características de hereditariedade não são exclusivas da forma agressiva. Coube recurso.

     

    A busca por características que diferenciem a periodontite crônica e agressiva e que permitam um diagnóstico precoce da doença tem levado pesquisadores a avaliar e quantificar a presença de células e citocinas no plasma sanguíneo, fluido gengival e periodonto.Entretanto, a literatura dispõe de poucos estudos que comparem essas características entre a periodontite crônica e a agressiva. Mesmo quando essas comparações foram feitas, conclusões definitivas não foram alcançadas pela existência de fatores ambientais como raça, idade, diabetes e fumo que também podem alterar a resposta imuno-inflamatória. Além disso, muitas citocinas e mediadores estão envolvidos na resposta do hospedeiro e um mapeamento da maior parte delas talvez seja importante para melhor diferenciação entre periodontite crônica e agressiva.

  • Discordo do seu ponto de vista. "gengiva um pouco avermelhada" e "sondagem entre 5 e 7 mm " qualquer periodontite cronica com essa sondagem tinha um grande quadro de vermelhidão, e não apenas um POUCO avermelhada. "Relata que tem duas irmãs" outro ponto que corrobora a periodontite agressiva, visto Carranza afirma que há uma ligação (ainda não demonstrada) com a herança. 

  • Essa classificação não existe mais, uma nova entrou um vigor em 2018, questão ultrapassada.