SóProvas


ID
136003
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Assinale a opção verdadeira a respeito do objeto, regime e campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público.

Alternativas
Comentários
  • a) Certo.b) Errado. O regime é misto, sendo de competência p/ as despesas e de caixa para as receitas. Vide Lei 4320, art. 35;c) Errado. Suprimento de fundos afetam a situação líquida sim, tendo em vista que as despesas objeto do SF são correntes, as quais, via de regra, diminuem o patrimônio;d) Errado. A adm. dir. realmente não visa o lucro, mas ela possui receitas correntes, as quais, via de regra, aumentam o patrimônio. Tb possuem despesas correntes, as quais, via de regra, diminuem o patrimônio.e) Errado. Ingressos extraorçamentários são os não previstos no orçamento. Ocorrem por ser a adm. pub. apenas um depositário, ou seja, são ingressos que não pertecem ao ente. Ocorrem na adm dir. e ind.
  • Questão um tanto quando capciosa.

    vejamos:

    b) O regime de competência é obedecido tanto para a despesa quanto para a receita, embora a apuração de resultado se dê pelo regime de caixa.

    Regimes da contabilidade aplicada ao setor público.

    Enfoque Orçamentário

    regime misto ( caixa para receitas / competência para despesas)

    Enfoque Contábil

    receita e despesas - competência

  • UMA DAS POUCAS QUESTÕES FÁCEIS DE CONTABILIDADE DA ESAF. VEJAMOS A ALTERNATIVA A
    a) O campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público alcança a administração direta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como as autarquias a eles pertencentes. CORRETA. CONFORME A NBC T 16.1 O CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO ABRANGE TODAS AS ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO.