SóProvas


ID
1360411
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Há alguns protocolos que se prestam a sistemas de assinaturas digitais e, dentre eles, alguns utilizam algoritmos baseados em funções hash (sumário, resumo). Uma função H(M), desse tipo, e apropriada ao uso criptográfico, opera sobre uma mensagem M, de comprimento arbitrário, retorna uma saída de comprimento fixo h, tal que h = H(M) e deve possuir um conjunto de características essenciais para aplicações em sistemas de assinatura digital.

A respeito dessas características, analise as afirmações abaixo.

I - Conhecendo h, é fácil calcular M, tal que H(M) = h.

II - Conhecendo M, é fácil calcular h, tal que H(M) = h.

III - Conhecendo M, é difícil encontrar outra mensagem M' tal que H(M) = H(M').

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Bom galera, como errei a questão resolvi pesquisar. Dessa forma vou resumir o assunto:


    O processo é unidirecional, ou seja, é impossível descobrir a mensagem a partir da função hash, o que elimina de cara a primeira.

    A segunda torna-se lógica se souber a primeira. A partir da mensagem pode-se descobrir a função hash

    A terceira é o seguinte: não funções hash é possivel haver um domínio de colisões, dessa forma poder haver mensagens que gerem o mesmo do hash.

    Exemplos de algoritmos que utilizam hash: MD4, MD5, SHA-1 ...etc.

    Abraços.

  • A criptografia hash permite que, através de uma string de qualquer tamanho, seja calculado um identificador digital de tamanho fixo, chamado de valor hash. O valor hash geralmente é formado por 16 bytes (no caso do MD-2, MD-4 e MD- 5) ou 20 bytes (no caso do SHA-1), mas pode se estender, embora não passe de 512 bytes.
    Seja uma função hash H, e x uma string qualquer, teremos que H(x) será o valor hash para a string x.
    As características básicas de uma função hash são: O valor de entrada da função possui qualquer tamanho; O valor de saída da função possui tamanho fixo;H(x) é relativamente fácil de ser computado, para qualquer valor de x;H(x) é uma função “one-way”;H(x) é livre de colisão.

    Uma função hash é dita "one-way” pois uma vez obtido o valor hash  h para uma string x, é computacionalmente impossível fazer o processo inverso, ou seja, encontrar um valor x tal que H(x) = h.

    Diz-se ainda que H(x) é livre de colisão, significando que as funções hash devem garantir uma probabilidade mínima de que duas strings diferentes acabem por resultar no mesmo valor hash. Qualquer alteração na string original que deu origem ao identificador digital, mesmo que de um único bit, acabará por gerar uma alteração significativa no valor hash final.

    fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/ass-dig/TiposdeCriptografia.html

  • Segue a explicação dessa questão no livro do Tanenbaum.

     

    - REDES DE COMPUTADORES-5 EDIÇÃO-TANENBAUM,2011. 8.4.3 Sumário de mensagens,página 502.

     

  •  I - errada - Resistência a primeira inversão

    II - correto - é o princípio do HASH, a partir da mensagem, gera um hash de tamanho fixo, isso é fácil calcular, basta ter o algoritmo

    III - correto - Resistência fraca a COLISÕES ou a segunda inversão

     

    Uma das propriedades de uma função de hash, conhecida como resistência à primeira inversão ou propriedade unidirecional, garante que, dada uma mensagem, não é possível encontrar uma mensagem alternativa que gere o mesmo valor de hash da mensagem original.

    errada

     

     

    Lembrando que:

     

    Atenção!!! Colisões não afetam a integridade da função de HASH, elas apenas geram atrasos