comentario da Vânia
Comentarios extraído do site Ponto dos Concursos - Prof.Vitor Cruza)
a) ERRADO - a Constituição garante o uso do MS para defesa de qualquer direito que seja líquido e certo, excetuado apenas os albergados por HC ou HD.
b) ERRADO - Sabemos que os direitos individuais (cláusulas pétreas) não estão contidos somente no art. 5º, mas espalhados por toda a Constituição. Entre os direitos individuais fora do art. 5º estão as limitações ao poder de tributar do art. 150, que são igualmente gravados como cláusula pétrea, segundo a jurisprudência do STF.
c) CORRETO - Trata-se da proteção HORIZONTAL.
d) ERRADO - É um caso que admite a extradição ainda que depois da naturalização.
e) ERRADO - HC é para fazer "CESSAR A COAÇÂO" ou seja, para SOLTAR e não para esclarecimentos.
INCORRETA(A): A Constituição garante o uso do MS para defesa de qualquer direito que seja líquido e certo, excetuado apenas os albergados por HC ou HD. Conceder-se-á mandado de segurança para· proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidadeou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público (art. 5°, LXIX; da CF).
INCORRETA(B): Os direitos individuais (cláusulas pétreas) não estão contidos somente no art. 5°, mas espalhados por toda a Constituição. As limitações ao poder de tributar do art. 150 são igualmente gravadas como cláusula pétrea, segundo a jurisprudência do STF.
CORRETA(C): Os direitos fundamentais possuem eficácia vertical (relação entre Estado e particular) e eficácia horizontal (relação entre particulares).
INCORRETA(D): É um caso que admite a extradição antes ou depois da naturalização. Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado,
em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei (art. 5°, LI, da CF).
INCORRETA (E): Trata-se de habeas corpus, e não habeas data (instrumento adequado para a pessoa tomar conhecimento ou retificar as informações a seu respeito, constantes nos registros e bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público).