SóProvas


ID
1362508
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere aos músculos esqueléticos que apresentam o fenômeno da contratilidade, proporcionando o encurtamento de suas fibras e o consequente movimento, é correto afirmar que eles realizam contração

Alternativas
Comentários
  • As contrações musculares podem ser dividas em:

    Contração reflexa - ato involuntário de movimento muscular mas de músculos somáticos voluntários;Contração tônica - contração mantida mesmo quando o músculo está "relaxado", este tipo de contração ajuda na manutenção da postura, por exemplo, do pescoço, no tônus dos dedos;Contração isotônica dividida ainda em:contração concêntrica - é o tipo de contração muscular no qual os músculos encurtam durante a geração de força;contração excêntrica - ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo. Em vez de mover a junta na direção da contração, o músculo age desacelerando o movimento de forma controlada;Contração isométrica - nesta contração o músculo gera força sem alterar o comprimento muscular, mas com uma tensão maior do que o tônus muscular.

  • Contração Isométrica - servem para estabilizar as articulações enquanto outras são movidas. Gera tensão muscular sem realizar movimentos. É responsável pela postura e sustentação de objetos em posição fixa.

    Contração Concêntrica - Um encurtamento do músculo durante a contração é chamado uma contração concêntrica ou de encurtamento. Exemplos seriam os músculos quadríceps quando um indivíduo está se levantando de uma cadeira, ou os flexores do cotovelo quando um indivíduo está levando um copo até a boca. Nas contrações concêntricas a origem e a inserção se aproximam, produzindo a aceleração de segmentos do corpo, ou seja, acelera o movimento.

    Contração Excêntrica - Quando um músculo alonga-se durante a contração, esta é chamada uma contração excêntrica ou de alongamento. Nas contrações excêntricas a origem e inserção se afastam produzindo a desaceleração dos segmentos do corpo e fornecem absorção de choque (amortecimento) quando aterrissando de um salto, ou ao andar, ou seja, freia o movimento.

    Contrações Isotônicas são aquelas que fazem o músculo alterar o comprimento quando se contrai, e provoca o movimento de alguma parte do corpo. Existem dois tipos de contração isotônica: Concêntrica e Excêntrica. Não há a denominação específica de contração mista.


    Gabarito do Professor: Letra B

    Bibliografia

    Guyton, A. C. e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.
  • As contrações musculares podem ser dividas em:

     

    Contração reflexa - ato involuntário de movimento muscular mas de músculos somáticos voluntários;

     

    Contração tônica - contração mantida mesmo quando o músculo está "relaxado", este tipo de contração ajuda na manutenção da postura, por exemplo, do pescoço, no tônus dos dedos;

     

    Contração isotônica dividida ainda em:

     

    contração concêntrica - é o tipo de contração muscular no qual os músculos encurtam durante a geração de força;

     

    contração excêntrica - ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo. Em vez de mover a junta na direção da contração, o músculo age desacelerando o movimento de forma controlada;

     

    Contração isométrica - nesta contração o músculo gera força sem alterar o comprimento muscular, mas com uma tensão maior do que o tônus muscular.