SóProvas


ID
1362613
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quais as principais características da impressão digital?

Alternativas
Comentários
  • Os desenhos papilares são formados pelas cristas papilares e sulcos interpapilares. Está demonstrado cientificamente, e comprovado pela experiência, que são perenes, imutáveis e diversiformes (variáveis):

    São perenes, porque desde que se formam no sexto mês da vida intra-uterina, permanecem invariáveis em número, situação, forma e direção até que a putrefação cadavérica destrua a pele.

    São imutáveis, já que as cristas papilares não podem modificar-se fisiologicamente. Se houver um traumatismo pouco profundo, regeneram-se, e se é profundo, as cristas não reaparecem com forma distinta da que tinham. Apenas a parte afetada pelo traumatismo fica invadida por um desenho próprio da cicatrização.

    São diversiformes, pois ainda não foram encontradas duas impressões idênticas produzidas por dedos diferentes (variedade).


  • Texto retirado de Medicina Legal, França : 

    " O sistema de identificação Dactiloscópica de Vucetich ... apresenta os requisitos essenciais de um bom método : unicidade, praticabilidade, classificabilidade, imutabilidade . Só não apresenta o requisito perenidade . "  

    Questão não leva em conta a bibliografia da prova . 

  • Galton tinha um interesse inicial em estudar a hereditariedade e antecedentes raciais, mas quando observou que as impressões digitais não estavam relacionadas com inteligência ou história genética, acabou provando, agora cientificamente, o que Herschel e Faulds já haviam notado: a imutabilidade e perenidade das impressões digitais.

    http://www.quimica.net/emiliano/artigos/2006dez_forense1.pdf

  • Em outra questão aqui do QC, savo engano da Cespe, não considerou a perenidade.

    Então cuidado com essa característica, pois os autores divergem e consequentemente as bancas.

  • Unicidade: O elemento escolhido como identificador é específico para cada indivíduo. 

    Imutabilidade: Não se modifica com o passar do tempo. 

    Perenidade: Resiste ao tempo, estando presente durante toda a vida e, até certo tempo, após a morte. 

    Praticidade: Pode ser obtido e registrado com facilidade. 

    Classificabilidade: Permite metodologia de arquivamento, tornando possível, fácil e rápida a busca do registro. 

     

    Neusa Bittar. 

  • "Finalmente, pode-se dizer que o método de identificação pelo sistema dactiloscópico de Vucetiché um processo de grande valia e de extraordinário efeito, porque ele apresenta os requisitos essenciais de um bom método: unicidade, praticabilidade, imutabilidade e classificabilidade. Só não apresenta o requisito da perenidade." (FRANÇA, Medicina Legal, 2017, 11. ed., p. 99)

    Estou para ver matéria que tenha mais divergência doutrinária do que medicina legal...