Segundo autores da literatura biblioteconômica, como Prado (1992, p. 39), a
catalogação “é registrar tudo o que há na biblioteca, para que o leitor possa saber o que nela
existe e qual a sua localização” e Campello (2006, p. 57) define como o processo de
“descrição das características dos documentos que formam as coleções das bibliotecas e bases
de dados”, e, contribuindo com essas definições Mey e Silveira (2009, p. 7) asseveram que,
esse processo é:
O estudo, preparação e organização de mensagens, com base em registros do
conhecimento, reais ou ciberespaciais, existentes ou passíveis de inclusão em um ou
vários acervos, de forma a permitir a interseção entre as mensagens contidas nestes
registros do conhecimento e as mensagens internas dos usuários.
Diante dos expostos a catalogação tem por objetivo, colocar mensagens contidas nos
itens existentes ou passíveis de inclusão em um ou vários acervos, as mensagens internas dos
usuários, de forma a tornar esses itens acessíveis ao universo dos consulentes (MEY, 1987).
Dentre as funções da catalogação, conforme Mey (1987, p. 75, grifo nosso), estão:
a) Permitir ao usuário:
1. Localizar um item especifico;
2. Escolher entre as várias manifestações de um item;
3. Escolher entre vários itens semelhantes, sobre os quais, inclusive, possa não
ter conhecimento prévio algum;
4. Expressar, organizar ou alterar sua mensagem interna;
b) Permitir a um item encontrar seu usuário;
c) Permitir a outra biblioteca:
1. Localizar um item especifico;
2. Saber quais os itens existentes em acervos que não o seu próprio
FOCO EFÉ
Segundo Mey (p.7) pode-se definir catalogação como: O estudo, preparação e organização de mensagens, com base em registros do conhecimento, de forma a permitir a interseção entre as mensagens contidas nestes registros e as mensagens internas dos usuários. Gabarito C
a) o que diferencia a catalogação de um inventário, listagem de itens, é o fato de não apenas caracterizar os registros do conhecimento, individualizando, tornando-os único entre os demais, como também de reuni-los únicos entre os demais, como também de reuni-los por suas semelhanças. (MEY, p.8)