SóProvas


ID
1364536
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os tipos mais comuns de condensadores resfriados à água são o shell-and-tube (tubo e carcaça), shell-and-coil (serpentina e carcaça) e tube-in-tube (tubo duplo). Sobre os condensadores shell-and-tube, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • e) Nesse caso é um condensador inundado.

  • CONDENSADORES RESFRIADOS A ÁGUA

    Os materiais mais usados nestes tipos de condensadores são: aço, cobre e latão, para os halogenados e aço para a amônia, R-717, pois o cobre e o latão são atacados pela amônia. Os tipos mais comuns de condensadores resfriados a água são: shell-andtube (tubo e carcaça), shell-and-coil (serpentina e carcaça) e tube-in-tube (tubo duplo). O tipo a ser selecionado depende do tamanho da carga de refrigeração, o refrigerante usado, a qualidade e a temperatura da água de resfriamento disponível, a quantidade de água que pode ser circulada, a localização e o espaço disponível, as pressões operacionais exigidas (lados da água e refrigerante), custo, e considerações de manutenção.

    Os condensadores shell-and-tube são construídos em tamanhos de 3,5 a 35000 kW. O refrigerante condensa fora dos tubos e a água de resfriamento circula internamente aos tubos em circuitos simples ou de multipassos. Tipicamente, os tubos do condensador shell-and-tube correm horizontalmente. Onde a área de instalação (planta baixa) é limitada, os tubos do condensador podem ser orientados verticalmente. Porém, tubos verticais apresentam uma condensação pobre que reduz o coeficiente de filme do refrigerante. Condensadores verticais com sistemas de água abertos são usados com amônia. Os tubos são limpos mecanicamente, circunstância que torna estes condensadores apropriados para aquelas instalações onde a qualidade da água é pobre e/ou outras condições de operação causam taxas elevadas de incrustação. 

    Os condensadores shell-and-coil são construídos de uma ou mais serpentinas de tubo liso ou tubo com aletas encerradas numa carcaça de aço soldada em tamanhos de 1,8 a 53 kW. A água de condensação circula através das serpentinas, enquanto o refrigerante é contido na carcaça que circunda as serpentinas. Os condensadores shell-and-coil são limpos por circulação de produtos químicos através das serpentinas de água. 

    Os condensadores tube-in-tube consistem de dois tubos dispostos de tal modo que um fica no interior do outro. A água corre através de um tubo interno enquanto o refrigerante flui na direção oposta no espaço entre os tubos interno e externo. São construídos em tamanhos de 1 a 180 kW. Os condensadores tube-in-tube dependendo do tipo podem ser limpos mecanicamente ou por circulação de produtos químicos através dos tubos de água.