Para produzir alimentos com qualidade nutricional, a indústria de alimentos depende dos conhecimentos relativos à composição bioquímica e à funcionalidade dos nutrientes. Dessa forma, a área da bioquímica de alimentos enfoca preferencialmente os conhecimentos básicos necessários para o desenvolvimento e a produção de novos produtos, bem como os processos relacionados ao controle químico, microbiológico e toxicológico destes alimentos que serão consumidos pela população, sejam industrializados ou em sua forma in natura. Com base nisso, analise as assertivas abaixo.
I. Os únicos nutrientes essenciais à alimentação do ser humano são os carboidratos (açúcares), lipídios (gorduras) e proteínas, que possuem função primordial à produção de energia na célula.
II. A água corresponde ao elemento químico em maior quantidade nos seres vivos (cerca de 70% do peso total) e é o solvente dos demais compostos químicos celulares. Participa exclusivamente das reações químicas e bioquímicas.
III. Na ligação covalente, ocorre o encontro entre dois átomos que precisam ganhar elétrons. Esse tipo de ligação forma uma molécula.
IV. As vitaminas são precursoras das coenzimas, estas que, por possuírem natureza variada, aumentam o repertório de possíveis reações a serem catalisadas pelas enzimas.
V. Os minerais são considerados micronutrientes e apresentam características específicas. Possuem função reguladora, contribuindo para a função osmótica, equilíbrio acidobásico, estímulos nervosos, ritmo cardíaco e atividade metabólica.
É correto o que se afirma em