SóProvas


ID
1364911
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O modelo desenvolvimentista tem sua fundamentação nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, sugerindo aspectos para a estrutura das aulas a partir da progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento não só fisiológico, motor e cognitivo, mas também afetivo e social do aluno. Sobre esta tendência pedagógica, analise as afirmativas a seguir.

I. Os autores desta abordagem defendem o movimento como o principal meio e fim da Educação Física.
II. A função da Educação Física não é auxiliar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático ou a alfabetização, embora isso possa ocorrer como subproduto da prática motora.
III. A proposta não é buscar, na Educação Física, solução para todos os problemas sociais do país, com discursos genéricos que não dão conta da realidade.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA E - 

    Gallahue e J. Connoly. Para Tani et alii (1988) a proposta explicitada por eles é uma abordagem dentre várias possíveis, é dirigida especificamente para crianças de quatro a quartoze anos, e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar. Segundo eles é uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora e, em função destas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes para a estruturação da Educação Física Escolar (p.2).

    Os autores desta abordagem defendem a idéia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto. Sua função não é desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e o pensamento lógico-matemático, embora tal possa ocorrer como um subproduto da prática motora.

    É, também, feita a ressalva de que a separação aprendizagem do movimento e aprendizagem através do movimento é apenas possível a nível do conceito e não do fenômeno, porque a melhor capacidade de controlar o movimento facilita a exploração de si mesmo e, ao mesmo tempo, contribui para um melhor controle e aplicação do movimento