A) A participação dos alunos na definição dos critérios é prejudicial, devido à imaturidade dos mesmos.
Segundo Mattos e Neira (2000) a avaliação dentro da Educação Física poderá ocorrer através da participação dos professores e alunos, para a construção dos critérios avaliativos que serão adotados.
B) O modelo desenvolvimentista foca sua avaliação apenas no aspecto motor.
A avaliação, nessa abordagem, dá-se por meio de observações, do processo de aprendizagem motora e estabelecimentos de padrões fundamentais do movimento.
C) O problema não reside no modo de coletar as informações, mas no sentido da avaliação.
Para Darido e Sousa Júnior (2007, p. 23) “o problema não reside no modo de coletar as informações e sim no sentido da avaliação, que deve ser exercida como um contínuo diagnóstico das situações de ensino e aprendizagem, útil para todos os envolvidos no processo pedagógico.”.
D) A avaliação formativa é caracterizada pela auto-avaliação do aluno sobre sua formação.
Segundo DARIDO, essa função avaliativa (DIAGNÓSTICA) tem como principal foco a auto-avaliação, no qual a aprendizagem deve fazer com que o aluno seja capaz de parar, pensar, concluir e continuar a escalada do conhecimento, para que ele conscientize e progrida por si próprio.
E) A avaliação na Educação Física deve estar focada nos aspectos cognitivos e motores.
Não somente estes...São os objetivos da educação física escolar, cabendo ao professor avaliar os aspectos cognitivos, físico motor e afetivo social, de forma processual, interativa e qualitativa.