SóProvas


ID
1366228
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 3ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A seguir, são apresentadas as descrições de dois tipos de malware

A.   É um tipo de programa malicioso que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para esse fim. Normalmente esse programa é colocado de forma a não a ser notado.

B.   Tipo de programa malicioso que, além de incluir funcionalidades de worms, dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. O processo de infecção e propagação é similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

Os tipos de malware descritos em A e B são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Caiu na prova da Polícia Federal 2014 este fim de semana, e deve ter o gabarito preliminar alterado.

    Computadores infectados por botnets podem ser controlados remotamente bem como podem atacar outros computadores sem que os usuários percebam. ERRADO

    Computadores infectados por bots podem ser controlados remotamente bem como podem atacar outros computadores sem que os usuários percebam. CORRETO

  • LETRA B

     

    Backdoor: É um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido. Ele deixa “portas abertas” em programas instalados na máquina, permitindo o acesso remoto futuro na máquina.

     

    Bot é um programa que dispões de mecanismos com o invasor que permite que ele seja controlado remotamente. Propaga-se de maneira similar ao worm. O computador infectado por um bot pode ser chamado de zumbi, pois pode ser controlado remotamente, sem o conhecimento do dono. Por exemplo, zumbis podem ser utilizados para realizar ataques DDos e para envio de spam.

     

    VICTOR DALTON

  • GAB: B

     

    O que é um backdoor?

    Normalmente um atacante procura garantir uma forma de retornar a um computador comprometido, sem precisar recorrer aos métodos utilizados na realização da invasão. Na maioria dos casos, também é intenção do atacante poder retornar ao computador comprometido sem ser notado. 

     

    O que é um bot?

    bot é um programa capaz se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em um computador. Adicionalmente ao worm, dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que o bot seja controlado remotamente.

     

     

    FONTE: duvidas.terra.com.br/duvidas/626/o-que-e-um-bot ; 

    duvidas.terra.com.br/duvidas/617/o-que-e-um-backdoor

  • Letra B ! 

    Backdoor > Retorno de um invasor 

    Bot e Botnet > Dispõe mecanismos com invasor que permite que ele seja controlado

  • Acresento o comentário:

     

    Worm

     

    Diferentemente do vírus, este malware não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

    Virus

     

    É comum pessoas chamarem de vírus todo e qualquer programa com fins maliciosos, mas o termo malware é a denominação mais adequada. Vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

     

     Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador ou o dispositivo seja infectado é preciso que um programa, já infectado, seja nele executado.

     

    Os meios de propagação de vírus mais comuns são os e-mails e as mídias removíveis, principalmente os pen-drives. Mas também existem vírus de macro, que tentam infectar arquivos do Microsoft Office, por exemplo, vírus escritos em linguagem de script, dentre outros.

     

    Alguns vírus procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas.

     

    Obs.: Atualmente os vírus conseguem infectar telefones celulares, e tablets. O primeiro vírus de celular conhecido surgiu em 2004. Esses vírus de celular se espalham através do acesso do celular à internet, anexos MMS, SMS e bluetooth.

     

  • Letra B

    a) é o backdoor, pois possui como característica permitir o retorno do invasor, que ocorre por ele abrir vulnerabilidades e deixar portas de conexões abertas.

    b) é o Bot, que é o worm evoluído, adicionado de mecanismos de comunicação com o invasor.

  • Letra B.

    Duas ameaças mencionadas na mesma questão. Por isso é muito importante saber as definições de cada uma delas.

     

    No caso, a ameaça da letra a) é o backdoor, pois possui como característica permitir o retorno do invasor, que ocorre por ele abrir vulnerabilidades e deixar portas de conexões abertas.

     

    A ameaça b) é o Bot, que é o worm evoluído, adicionado de mecanismos de comunicação com o invasor.

     

     Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini

  • Gab. "B"

    Backdoor - (porta dos fundos) permite acessos futuros.

    Bot ou Botnet - (rede zumbi) permite controle remoto dos computadores.

  • ouviu retorno do invasor? BACKDOOR

    ouviu controlado remotamente? BOT ou BOTNET

  • Gabarito B

    • Botnet/Bot → (rede zumbi) permite o controle remoto dos computadores.

    • Trojan → (cavalo de troia) aparentemente inofensivo, pois apresenta mais funções além daquelas que foram projetadas. Precisa ser executado e não se replica.

    • Backdoor → (porta dos fundos) permite o retorno do invasor para acesso futuro.

    • Vírus → precisa ser executado e de um arquivo hospedeiro.

    • Adware → tipo de Spyware (programa espião que monitora as atividades e envia as informações para terceiros) através de propagandas.

    • Spyware → programa espião que monitora as atividades e envia as informações para terceiros.

    • Keylogger → tipo de Spyware (programa espião que monitora as atividades e envia as informações para terceiros) que captura o que o usuário digita.

    • Rootkit → esconde a presença do invasor ou código malicioso em um PC.
  • gab b

    backdoor = ele é mala se esconde para não ter que passar por autenticação

    rootkit = se camufla fica escondido

    a vitória é nossa DEUS estar no controle.. amem!