SóProvas


ID
1366324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que diz respeito à análise econômico-financeira de empresas, julgue o item subsequente.

A necessidade de capital de giro é um índice demonstrativo do aumento dos passivos onerosos no financiamento dos investimentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A necessidade de capital de giro é função do ciclo de caixa da empresa, não tendo relação com o aumento dos passivos onerosos. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa - em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administração financeira.

    Entretanto, a redução do ciclo de caixa requer a adoção de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas. O cálculo através do ciclo financeiro possibilita mais facilmente prever a necessidade de capital de giro em função de uma alteração nas políticas de prazos médios ou no volume de vendas.

    fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/necessidadecapitalgiro.htm

  • Complementando:

    NCG = CF (ciclo financeiro) -> NCG = ACO - PCO -> via de regra, quando o ACO é maior que o PCO, isso significa que a empresa estou dando mais prazo para clientes do que está recebendo prazo de fornecedores. Portanto, é necessário financiar esse déficit no capital de giro. Em outras palavras, quanto mais eu vender e conceder prazo aos clientes, maior o ACO; quanto mais eu comprar e receber prazo de fornecedores, maior meu PCO. Assim, a NCG é o que a empresa precisa procurar de recursos que os fornecedores não estejam financiando na operação.

    Conclui-se que isso não ter a ver com o aumento de passivos onerosos (dívidas que geram juros explícitos na DRE), mas sim com os ativos e passivos operacionais.

  • "hoax não é vírus. Hoax é malware." errei a questão por ter esse mesmo pensamento.