Segundo o professor João Antônio (EVP): A WWW é um serviço recente na Internet (criado em meados de 1990) que permite que os usuários visualizem documentos diversos na forma de páginas hipermídia. As páginas são arquivos escritos na linguagem HTML, armazenados em diversos servidores espalhados pelo mundo. Esses servidores são chamados servidores Web ou servidores de páginas.
Portanto, um “site” é uma coisa lógica, que, para existir, pode precisar de muita coisa “física”!
• A Web (WWW): é o repositório mundial desses documentos (páginas). Em outras palavras, a Web é o conjunto de todos os sites do mundo (ou seja, a biblioteca).
Lembre-se: páginas são documentos hipermídia. Mas, o que é hipermídia? É um termo que junta dois outros conceitos: hipertexto e multimídia, que serão definidos agora:
1. Hipertexto: são textos que apresentam comportamento “ativo”. Ou seja, são textos que não são somente “legíveis” como os textos que encontramos em livros e revistas de papel. Um hipertexto é um texto que permite a existência de hyperlinks (links), aquelas áreas especiais que ficam vinculadas a outras páginas (veremos depois).
2. Multimídia: Muitos meios. É um conceito que indica a presença de várias formas de informação (texto, imagem, som, vídeo etc.). Tudo o que for classificado como multimídia está associado à presença de som, vídeo e afins. Como esses tipos de dados podem aparecer em uma página Web, então ela é classificada como multimídia.
1 + 2. Hipermídia: é uma definição sobre as páginas Web, visto que elas podem conter vídeo, imagem, som, texto e hyperlinks.
As páginas Web são escritas em uma linguagem conhecida como HTML (Hyper Text Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto). Essa linguagem é “universal” para a Web. V