A sondagem gástrica é utilizada para alivio da distensão abdominal; aspiração de resíduo gástrico; introdução de medicamento ou alimentos; intoxicação exógena; algumas afecções gástricas; hemorragia gástrica.
A sondagem gástrica é utilizada com frequência em urgência e emergência para a retirada de produtos tóxicos do organismo, seja por ingestão proposital ou não.
Há vários cuidados a serem seguidos com a sonda, sua limpeza após utilização com a administração de água. Verificação da posição da sonda toda vez que líquidos e medicamentos forem administrados. Pois se a sonda não estiver alocada corretamente pode levar o paciente a aspirar líquidos e ou alimentos para dentro da traqueia e pulmões.
Outros cuidados são: irrigar a sonda em intervalos regulares (a menos que seja indicado o contrario), com pequenos volumes de líquidos prescrito, pois isso assegura a permeabilidade da sonda. Limpar as narinas e proporcionar a higiene bucal a cada turno para promover o conforto do paciente e diminui o risco de infecção, irritação e necrose no local de inserção ou em mucosas. Aplicar vaselina nas narina, quando necessário, e avaliar a irritação ou deterioração cutânea, já que mantém o tecido macio e evita a formação de crostas e a deterioração da pele. Manter a cabeceira do leito elevado a pelo menos 30º para minimizar o refluxo gastresofágico. Anotar o horário, tipo e tamanho da sonda introduzida. Documentar as verificações de posicionamento após cada avaliação, juntamente com o volume, cor e consistência da drenagem, pois assegura a colocação correta da sonda durante todo o tempo e ajuda na avaliação da eficácia da sonda.
Resposta B
Bibliografia
Luz MF. Enfermagem fundamentos técnicos do cuidar. Rio de Janeiro. Imperial Novo Milenio. 2010.
Resposta: B