SóProvas


ID
1366891
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Nas Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN), são obtidos diversos produtos de grande importância econômica. Devido às impurezas, entretanto, o gás deve ser tratado mediante um conjunto de processos que consiste no condicionamento do gás natural.
Entre os processos utilizados nesse condicionamento figuram os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Dessulfuração: Processo de remoção de enxofre. É um processo químico que reduz as emissões de dióxido de enxofre e converte-os em ácido sulfúrico. O ácido sulfúrico é então utilizado em baterias de automóveis e fertilizantes. Dessa forma evita os riscos de corrosão dos equipamentos.

     

    Desidratação: Processo para separar a água do gás.  A fim de evitar a formação de hidratos (gelo) ou de provocar corrosão nos equipamentos e tubulações. E com isso garantir o escoamento e o processamento.

     

    Compressão: é a etapa de passagem do gás por um conjunto de compressores, a fim de fornecer a energia necessária a esse fluido para que ele possa ser transferido para as undiades de processamento de gás ou injetados em poços de gas lift. Deve-se elevar a pressão do gás até a maior pressão de sua utilização, geralmente 200 kgf/cm². Dessa forma facilita o transporte, armazenagem e alimentação de equipamentos.

     

    Alternativa A

  • Complementando a resposta do colega. O condicionamento ocorre nas plataformas de produção off shore onde, obrigatoriamente, o gás passa pelas seguintes etapas. 

     

    1) É separado inicialmente do petróleo e da água em um separador trifásico.

     

    2) Posteriormente ele será desidratado através da utilização de diversas metodologias.

     

    3) Depois é então dessulfurado, através também de diferentes metodologias.

     

    4) E por fim é comprimido para que seja transportado via gasoduto (na maioria das vezes) até as UPGN's em terra.

  • GAB: A

    Uma vez produzido, o gás precisa ser processado, transportado e distribuído para os consumidores finais. Na fase de processamento, o Gás Natural é condicionado para atender às especificações do sistema de transporte. Esse

    processamento é realizado nas chamadas Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGNs). Nelas, o gás passará por um processo de “secagem”, que consiste em separar o metano de outros elementos presentes no gás bruto

    (LGN, GLP, água etc.). Além da “secagem”, o tratamento nas UPGNs serve para remover impurezas e contaminantes (tais como enxofre, dióxido de carbono e metais pesados) e também para adequar o gás à regulamentação dos mercados

    consumidores quanto às suas propriedades físico-químicas.

    fonte: https://www.fgv.br/fgvenergia/caderno_gas_natural/files/assets/common/downloads/caderno_g.pdf