SóProvas


ID
1367767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2000
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com referência a movimentações do patrimônio líquido, segundo a Lei nº 6.404/76, julgue o  item   abaixo.

No recebimento de um bem imóvel doado por uma sociedade anônima cujo registro se dará em conta de patrimônio líquido de doações e subvenções para investimento, deverá haver um registro a débito dessa conta, em contrapartida de um crédito no imobilizado de igual valor.

Alternativas
Comentários
  • Quando a doação ocorrer sob a forma de outros ativos patrimoniais não-destinados ao custeio, a partida do registro deverá ser efetuada, observando a conta de aplicação dos recursos e a contrapartida diretamente no patrimônio social da entidade.

    http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/contterceirosetor_doacoes.htm

  • ... deverá haver um registro a CRÉDITO dessa conta, em contrapartida...

  • GABARITO:ERRADO

     

    D: Imobilizado

    C: P.L.(reserva de inventivos fiscais - reserva de lucro)

  • C- Reserva de Incentivo Fiscal (conta do PL dentro das reservas de Lucro)

    D- Imobilizado

  • Para aumentar algo de natureza credora ,basta creditar !

     

  • ERRADO

    Na realidade, as doações e subvenções devem transitar pelo resultado, não podendo ter aplicação direta em conta do PL. Antigamente, ela era, de fato, creditada em reserva de capital. Logo, ainda assim, a questão estaria errada.

    É reconhecida uma receita pela doação e aumenta-se o ativo (seja um terreno, seja incentivo). Isso se não houver condição para a aquisição do incentivo.

    Posteriormente, a empresa escolhe se constitui ou não (é uma escolha facultativa) uma reserva de lucros denominada Reserva de Incentivos Fiscais.

    Base para o comentário: Lei 6404/76, art. 195-A

    Se eu estiver errado, me corrijam!

  • ERRADO

    Na realidade, as doações e subvenções devem transitar pelo resultado, não podendo ter aplicação direta em conta do PL. Antigamente, ela era, de fato, creditada em reserva de capital. Logo, ainda assim, a questão estaria errada.

    É reconhecida uma receita pela doação e aumenta-se o ativo (seja um terreno, seja incentivo). Isso se não houver condição para a aquisição do incentivo.

    Posteriormente, a empresa escolhe se constitui ou não (é uma escolha facultativa) uma reserva de lucros denominada Reserva de Incentivos Fiscais.

    Base para o comentário: Lei 6404/76, art. 195-A

    Se eu estiver errado, me corrijam!

  • DOAÇÃO DE ATIVOS PATRIMONIAIS

    Quando a doação ocorrer sob a forma de outros ativos patrimoniais não-destinados ao custeio, a partida do registro deverá ser efetuada, observando a conta de aplicação dos recursos e a contrapartida diretamente no patrimônio social da entidade.

  • ERRADO

    Crédito -> PL

  • Doação de Ativo Patrimonial

    D: Conta de aplicação do recurso ( no caso, Imobilizado - Ativo)

    C: Doações ou Subvenções (Patrimônio Líquido)

  • D-Imóvel↑ (Anc)

    C-Doações↑ (Receita)

    Errado! Será creditada numa conta de "Receita" e não no Imobilizado, que é uma conta do Ativo Não Circulante. Creio que seja essa a resposta correta.

    .

  • QUE ISSO, QUESTÕES DO ANO 2.000. NÃO FAZ SENTIDO NENHUM, QC, VAMOS ATUALIZAR ISSO AI................

  • Doações e Subvenções são contas que transitam pelo resultado hoje, portanto, acredito, está errado os colegas que estão classificando-as como contas do PL, claro, antigamente elas figuravam no PL, como reserva de capital, porém, com as mudanças na legislação societárias, essas contas não figuram mais no PL e sim em uma conta de Receita.

    Por favor, caso eu esteja falando errado corrijam-me, pois foi assim que aprendi em meu material.

  • C: Conta de doações e subvenções para investimento

    D: Despesas

  • gabarito:errado

    trocaram as posições do debito e credito.

  • Ocorreria o contrário!

  • CARAS, É PL OU RESULTADO???

  • Meu raciocínio foi o seguinte, não me julgue se estiver errado: ATIVO AUMENTA POR DEBITO, "IMOBILIZADO" É UMA CONTA DO ATIVO, OU SEJA NA QUESTÃO FALA QUE O IMOBILIZADO FOI CREDITADO, PORTANTO, ESTÁ ERRADA ESSA QUESTÃO. O IMOBILIZADO DEVERIA TER SIDO DEBITADO.

  • errado...

    D: doações e subvenções (conta do ativo)

    C: receita de doação(resultado)

    obs doações e subvenções não integram mais o PL, agora integram o Resutado!

  • D-ATIVO IMOBLIZADO (AUMENTOU O ATIVO)

    C- NO PATRMINIO LÍQUIDO

  • PL aumenta a crédito
    • As doações e subvenções para investimentos transitam pelo resultado do exercício (CONTA DE RESULTADO), depois da apuração são classificados como reserva de lucro.
  • Toda origem > crédito

    Toda aplicação > Débito

    Cante seu monstro rs

  • Gabarito: errado

    As doações e subvenções para investimentos governamentais eram contabilizadas como reserva de capital, contudo, com as alterações , agora são consideradas receitas, que transitam pelo resultado, podendo ser registradas ( DEPOIS DA APURAÇÃO DO RESULTADO) em um uma reserva de lucros de incentivo fiscais.

    >> A parcela do Lucro Líquido do Exercício decorrente de doações ou subvenções governamentais PODERÁ ser destinada para a constituição reserva de lucros de incentivo fiscais, e PODERÁ ser EXCLUÍDA da base de cálculo do dividendo obrigatório.

  • G-E

    D- Imobilizado

    C- Reserva de Capital

  • O documento hábil para contabilizar o recebimento de uma doação de Imobilizado é o Termo de Doação. Nele deve constar o valor contábil e o valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem.

    lançamento contábil da doação deve ser feito pelo valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem.

    D - IMÓVEIS (ANC \ CONTA DO IMOBILIZADO)

    C - DOAÇÕES RECEBIDAS (RESULTADO \ CONTA DE RECEITA)

    Caso a empresa não seja uma entidade filantrópica, esse valor da doação recebido incidirá IRPJ e CSSL, conforme , visto que é tratado como uma Receita.

    Se o Ativo adquirido não puder ser mensurável ao valor justo, seu custo é determinado pelo valor contábil do ativo cedido, conforme item 24 do  (Comitê de Pronunciamentos Contábeis nº 27 - Ativo Imobilizado). Isto é, se não for possível conseguir avaliar o preço de mercado do Bem, utiliza-se custo de aquisição menos as depreciações acumuladas.

    O valor depreciável de um Bem é o custo dele menos seu valor residual. Valor residual é o montante líquido que a entidade espera, com razoável segurança, obter por um Ativo no fim de sua vida útil, deduzidos os custos esperados para sua venda. No final da vida útil de um Bem, quando estiver 100% depreciado, o valor contábil é igual ao valor residual.

  • Hoje em dia não envolve mais lançamentos diretos no PL: Ver questão Q587375

    Antes da alteração da Lei 6.404/76, as subvenções eram contabilizadas direto no patrimônio líquido..

    A Lei 6.404/76 , foi alterada pela Lei 11.638/07, adicionando o Art. 195-A, criando a conta de Reservas de Incentivos Fiscais. A partir do exercício social de 2008, conforme o CPC 07, as subvenções deveriam transitar pelo resultado...

    Essa lei diz(11.638/07):

    Art. 195-A. A assembléia geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar para a reserva de incentivos fiscais a parcela do lucro líquido decorrente de doações ou subvenções governamentais para investimentos, que poderá ser excluída da base de cálculo do dividendo obrigatório.

    CPC 7:

    12.Uma subvenção governamental deve ser reconhecida como receita ao longo do período e confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemática, desde que atendidas as condições deste Pronunciamento. A subvenção governamental não pode ser creditada diretamente no patrimônio líquido.

    O item 15 confirma:

    15. O tratamento contábil da subvenção governamental como receita...

    --------------------------------

    Subvenções/ doações -> resultado ->receita

    Posteriormente( confrontadas) ->reservas de incentivos fiscais = reserva de lucro.

    Acredito que o colega Lhuan Terra lançou conforme a nova sistemática.

  • Não se trata de PL pois, está associada ,atualmente, a uma receita.
  • É reconhecida uma receita pela doação e aumenta-se o ativo,

    -> A receita é todo capital que entra proveniente da atividade empresarial, como venda de produtos, serviços, rendimentos de aplicações financeiras, cobrança de royalties etc. Ou seja, é um dinheiro que contribuirá como parcela positiva na hora de fazer as contas do lucro gerado.

  • ERRADO

    No recebimento de um bem imóvel doado por uma sociedade anônima cujo registro se dará em conta de patrimônio líquido de doações e subvenções para investimento, deverá haver um registro a CRÉDITO dessa conta, em contrapartida de um DÉBITO no imobilizado de igual valor.

    OBS!!!!!

    "Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá

    ATIVO, DESPESA eu DEBITO

    PASSIVO, PL, RECEITA eu vou CREDITAR"