SóProvas


ID
1368604
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação, instituído pela Lei nº 9.985/2000, determina diversas categorias de áreas protegidas por meio de zonas de amortecimento. Essas áreas são importantes porque compõem um cinturão para proteção da Unidade de Conservação do chamado efeito de borda. Para delimitação dessas áreas, utiliza-se em SIG a seguinte função espacial:

Alternativas
Comentários
  • Uma função de proximidade muito usada é conhecida como corredor ou zona de contenção – buffer zone. Buffer zone é usada para definir proximidade espacial, podendo englobar um ou mais polígonos de uma certa área ao redor de pontos, linhas ou áreas.

     

     

    FONTE: ftp://ftp.feis.unesp.br/agr/pdf/app_operacoes%20espaciais_AHI.pdf

  • “Proximidade” é uma medida de distância entre elementos existente em um mapa. Essa distância pode ser medida em outras unidades, que não em comprimento. Uma função de proximidade muito usada é conhecida como corredor ou zona de contenção – buffer zone.

    Buffer zone é usada para definir proximidade espacial, podendo englobar um ou mais polígonos de uma certa área ao redor de pontos, linhas ou áreas. Os novos polígonos têm atributos do objeto original. Muitos SIG suportam a compilação automática desses corredores. Por exemplo, estipulando uma zona de 50m de larguras ao redor de estradas. A criação de um corredor não é, em si mesma, uma análise, mas os novos objetos criados podem ser usados nas análises. Atualmente os corredores são objetos de discussão, por exemplo, em áreas que se formam ao longo de rios ou córregos. 

    Fonte: https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/fitossanidadeengenhariaruralesolos715/irrigacao5868/app_operacoes-espaciais_ahi.pdf

  • A definição de corredores ecológicos está no artigo 2º, XIX da Lei 9.985/2000:

    XIX - corredores ecológicos: porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.

    Bons estudos!!!