SóProvas


ID
1368628
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A cidade de Florianópolis é constituída, geologicamente, por duas formações básicas: os terrenos rochosos, chamados cristalinos, e os terrenos sedimentares de formação recente. As rochas cristalinas estão no embasamento Cristalino ou Escudo Catarinense que ocorre em toda a borda leste do estado de Santa Catarina. Os terrenos sedimentares estão em áreas baixas e planas com a cobertura sedimentar Quaternária onde são denominadas “Planícies Costeiras”. Nessas formações podem ser encontrados um ou mais tipos de rochas, a saber, ígneas, metamórficas ou sedimentares. Sobre esses tipos de rochas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma. A palavra “ígnea” vem do latim “ignis” e significa “fogo”. Esse magma pastoso vai se transformar em rocha através do processo de solidificação. As rochas magmáticas compõem cerca de 80% das formações rochosas terrestres.

    A formação desse tipo de composição ocorre a partir de um processo em que as rochas preexistentes transformam-se em lava graças às condições de altas temperaturas e pressão no interior da Terra. Por isso, sua composição não permite o acúmulo de fósseis e matéria orgânica (a exemplo do que ocorre com as rochas sedimentares). Além disso, essas rochas são muito resistentes e de elevada dureza, não apresentando estratificações, ou seja, não se estruturam em camadas. ua formação – através da solidificação do magma – costuma acontecer no interior da Terra, mas também pode ocasionalmente ocorrer na superfície em função da manifestação de erupções vulcânicas, em que o magma é expelido e rapidamente se transforma em rocha. Em razão dessas diferenças em sua gênese, as rochas magmáticas são divididas em intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície). Em virtude do fato de apresentarem origens distintas, a composição desses dois tipos é igualmente distinta, de forma que é possível, através da observação, perceber suas diferenças externas.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/rochas-Igneas.htm

  • As rochas ígneas/magmáticas são provenientes do magma, esse que extravasa e se solidifica, podendo sê-las: INTRUSIVAS : não são expelidas pelo vulcão e sim produzidas no INterior e o seu resfriamento é lento, podendo ser notados os cristais de cada mineral, como o granito, que possui uma textura fanerítica

    EXTRUSIVAS : são EXpelidas pelo vulcão, ou seja o magma se resfria na superfície, o seu resfriamento é rápido pela diferença de temperatura. Neste processo de formação, há a impossibilidade de se visualizar os cristais que compõe a rocha , EX: Diabásio.

    LETRA A

    APMBB