SóProvas


ID
1368730
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O Processamento Digital de Imagens (PDI) possui técnicas de identificação, extração, condensação e realce da informação de interesse existente nas imagens de satélite. A informação de interesse é caracterizada em função das propriedades dos objetos ou padrões existentes na imagem. Entre as técnicas de PDI encontra-se a Análise por Principais Componentes (APC), que identifica o alto grau de correlação entre as bandas espectrais existentes nos sensores remotos. O resultado dessa técnica é a geração de novas imagens denominadas Principais Componentes (PC) cuja característica principal é que:

Alternativas
Comentários
  •  

    A fusão por Principais Componentes é a forma de não limitar o número de bandas que podem ser fusionadas, como ocorre com as técnicas Brovey e IHS. Inicia-se com a transformação das bandas multiespectrais em um mesmo número de COMPONENTES NÃO CORRELACIONADOS. O primeiro principal componente (PC1) é substituído pela banda pancromática, que antes passa por um processo de equalização de média e variância para que fique mais parecida possível com a PC1. 

    Fonte: INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE IMAGENS DE SENSORIAMENTO REMOTO

  • Letra A.

    Como o 1º principal componente (PC1) é substituído pela banda pancromática (que possui única banda espectral), as novas PCs não possuem correlação entre si.