GABARITO: D
"A biblioteca pública, a partir do final dos anos 60 e início dos 70, começa a contar com propostas de mudanças e transformações, mas que foram aceitas apenas por uma pequena parcela das bibliotecas da época. Ainda hoje o número de bibliotecas públicas que aceitam e atuam sob um novo perfil é restrito.
Diferenciando-se das bibliotecas públicas, aqui, como em outros estudos, adjetivadas de tradicionais, surgem, nessa época, várias propostas de bibliotecas ou melhor, de espaços informacionais, que pretendem atuar de maneira diversa das bibliotecas públicas, inclusive advogando e defendendo novas posturas e concepções de mediação da informação. Por serem de vários tipos e formas, resolvemos chamá-las, genericamente, de bibliotecas alternativas, pois se constituem, de fato, como uma alternativa ao funcionamento e à atuação das bibliotecas públicas" (ALMEIDA JÚNIOR, 2013, p. 76).
Fonte: ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Biblioteca pública: avaliação de serviços. Londrina: Eduel, 2013. Disponível em: https://docero.com.br/doc/nxx0x0x. Acesso em: 27 maio 2020.
O livro do autor está disponível para download no link acima :)