SóProvas


ID
1370851
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Costuma-se afirmar que o material existente nas bibliotecas e museus tem estatuto documental atribuído. Em contraposição, os que integram os arquivos teriam estatuto documental

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Congênito é aquilo que vem junto com o nascimento, é natural, inato, o acompanha durante a vida

    "Nos arquivos, centros de atuação dos profissionais da diplomática e da arquivística, o documento nasce com caráter de documento. Essa informação não é óbvia, se olharmos para o que se chama de “documento historiográfico”, por exemplo. Para os historiadores, até vasos de cerâmica podem ser considerados documento, mesmo que não tenham sido concebidos com essa função comprobatória. Quem lhes atribui o estatuto de documento são os pesquisadores. Assim, é correto dizer que o caráter documental é congênito nos arquivos. Em geral, espera-se que o documento prove algo, e deve servir como base de comprovação de medidas jurídico-administrativas, nos arquivos públicos."
  • Segundo o prof. Adriel Sá, do Tec Concursos:

     

     

    "O termo "congênito", quando aplicado aos documentos de arquivos, significam que esses nascem para servir de instrumento ou prova de determinadas ações, sendo alheios a um eventual uso secundário que dele se possa fazer. Tem a ver com naturalidade."

     

     

    Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/216067

  • Eu interpreto essa questão da seguinte forma:

    Os documentos de museus e bibliotecas foram criados com objetivos pré-estabelecidos por alguém. Já os documentos de arquivo foram criados com objetivos que já são inerentes a eles, do contrário, não existiriam. 

  • Os documentos de biblioteca e arquivo não são decorrentes das atividades da organização, mas sim de compra, permuta, doação. São colecionáveis. No que tange ao documento arquivístico, ele não é criado para um fim, mas sim no decorrer das atividades da instituição. Através desse raciocínio é também é possível responder a questão.

  • Ter estatuto documental atribuído é ser criado premeditadamente. Já ter estatuto documental congênito, que é a resposta da questão, é ser criado a partir de funções naturais, inerentes a eles, que é o caso dos arquivos.

    Resposta: D