SóProvas


ID
137113
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Das cláusulas listadas a seguir, a que não está em conformidade com a definição do Open Source Iniciative (OSI) para os softwares de código aberto é:

Alternativas
Comentários
  • Leia:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_Source
  • Resposta Letra b)

    Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:

    • A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);
    • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
    • A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
    • A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

      Para que seja possível estudar ou modificar o software (para uso particular ou para distribuir) é necessário ter acesso ao código-fonte, ou seja (open source - código fonte aberto ). Por isso a disponibilidade desses arquivos é pré-requisito para a liberdade do software.

  • As 4 liberdades básicas associadas ao software livre são: * A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) * A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. * A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2). * A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  • Pô, só tem uma questão de info do senado?
  • Segundo as cláusulas da GPL (General Puclic license),  
    Você poderá modificar sua cópia ou cópias do Programa ou qualquer parte dele, formando, dessa forma, uma obra baseada no Programa, bem como copiar e distribuir essas modificações ou obra, de acordo com os termos da Cláusula 1 acima, desde que você também atenda a todas as seguintes condições:
    1. Você deve fazer com que os arquivos modificados contenham avisos, em destaque, informando que você modificou os arquivos, bem como a data de qualquer modificação.
    2. Você deve fazer com que qualquer obra que você distribuir ou publicar, que no todo ou em parte contenha o Programa ou seja dele derivada, ou derivada de qualquer parte dele, seja licenciada como um todo sem qualquer custo para todos terceiros nos termos desta licença.
  • A definição de Open Source foi criada pela Open Source Iniciative (OSI), pode ser encontrada em (http://www.opensource.org/docs/osd), e é constituída pelas seguintes cláusulas:
     1. Distribuição livre
    2. Código fonte (alternativa a)
    3. Trabalhos Derivados
    4. Integridade do código fonte produzido pelo autor (alternativa e)
    5. Não discriminação contra pessoas ou grupos
    6. Não discriminação contra áreas de atuação (alternativa c)
    7. Distribuição da Licença
    8. Licença não pode ser específica a um produto
    9. Licença não pode restringir outro software
    10. Licença deve ser neutra em relação à tecnologia (alternativa d)

    Portanto, apenas a cláusula da alternativa b não está em conformidade com a definição do Open Source Iniciative (OSI) para os softwares de código aberto, e é a resposta correta.
  • o software livre pode ser vendido??
  • Denilson de Oliveira Láu, software livre pode ser vendido sim, claro que possui permissão de acesso ao código-fonte e para distribuí-lo pode ser pago ou gratuito. Não confunda com o software gratuito, ele não possui acesso ao codigo fonte, mas não cobra nada, é de graça.