SóProvas


ID
137140
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as assertivas sobre a técnica de pontos de função para a estimativa de custo de desenvolvimento de um software:

I. A medida de pontos de função é independente da linguagem de implementação do software.
II. Os pontos de função são mais apropriados para medir os sistemas de processamento de dados dominados por operações de entrada e saída.
III. Existem grandes variações na contagem de pontos de função, dependendo do julgamento de quem fez a estimativa.

As assertivas corretas são:

Alternativas
Comentários
  • Debate sobre a questao.

    http://br.groups.yahoo.com/group/timasters/message/76551
  • Analisando, um a um, os itens:

    I. A medida de pontos de função é independente da linguagem de implementação do software.  

    Verdade, pois a medida dos pontos de função refere-se somente às contagens das funções tipo dados e tipo transição (ALI,AIE,EE,SE e CE) no intuito de determinar a complexidade de cada um deles (baixa,média,alta). 
    A lingugagem de implementação de software vai ser determinante na fase seguinte do processo que é a determinação do valor de fator do ajuste. Nessa fase, é levado o nível de influência (0 a 5, sendo o 5 para cada uma grande influência) para cada uma das 14 características gerais do sistema (comunicação de dados, processamento distribuído,...)

    II. 
    Os pontos de função são mais apropriados para medir os sistemas de processamento de dados dominados por operações de entrada e saída. 

    Verdade, afinal o próprio método de análise de pontos de função baseia-se em contagens de tipo de dados e tipo de transição envolvidos com operações de entrada e/ou saída.


    III. Existem grandes variações na contagem de pontos de função, dependendo do julgamento de quem fez a estimativa.

    Verdade, isso se mostra mais claramente quando vai ser determinado os níveis de influência de cada uma das 14 caracteristícas gerais. Por exemplo, a característíca "Eficiência do usuário final" pode ser avaliada como influência moderada (peso 4) ou grande influência (peso 5), dependendo de quem está fazendo tal estimativa.
     
  • Analisando:
    I. A medida de pontos de função é independente da linguagem de implementação do software. 
    - Correto. Trata-se de uma característica básica da análise de pontos de função. Seja o software desenvolvido em COBOL, Java, C, C++, não importa para a análise de pontos de função.
    A Fatto Consultorias e Sistemas afirma, em seu doutrinador FAQ, o seguinte:
    "APF é uma técnica independente da tecnologia utilizada para modelar ou implementar um software. Portanto um software terá o mesmo tamanho em pontos de função quer venha a ser desenvolvido utilizando tecnologia OO ou uma outra abordagem."

    II. Os pontos de função são mais apropriados para medir os sistemas de processamento de dados dominados por operações de entrada e saída.
    Correto. Veja bem, dentre as medidas utilizadas, estão os dados transacionais, que são consultas externas, entradas externas e saídas externas. Fica claro que o método é mais apropriado para sistemas dominados por operações de entrada e saída.

     III. Existem grandes variações na contagem de pontos de função, dependendo do julgamento de quem fez a estimativa.
    Eu diria que essa aqui pega muito. Segundo as aulas da Fatto, a APF precisa ser consistente. Isso significa que dois profissionais diferentes analisando o mesmo sistema haverão de chegar ao mesmo resultado. Isso, no entanto, não costuma acontecer, pois podem aplicar o método incorretamente, isso sem contar que os requisitos do sistema podem ser ambíguos, o que acaba, inevitavelmente, gerando uma certa subjetividade. Acredito que a questão está muito forte em afirmar que, de fato, existam grandes variações; mas, como pode acontecer, a alternativa é correta. Vamos responder o que o examinador quer, né?
  • Ao meu ver, quando o avaliador diz:"Existem grandes variações (...), dependendo do julgamento de quem fez a estimativa." A alternativa fica - de fato - FALSA.

    É bem verdade que as variações existem. Porém, esse é minoria nas ocorrências, visto que dois profissionais, bem capacitados, deveriam chegar praticamente a mesma contagem. As variações, quando existem, normalmente são baixas.

    Se o avaliador tivesse posto: "Podem existir grandes variações (...) " em vez de "Existem grandes variações", com certeza a afirmativa estaria correta.

    Além disso, não se sabe ao certo se essa "contagem", à qual ele se refere, é a contagem de PF-BRUTO, ou a contagem de PF-AJUSTADA com os 14 fatores de ajuste. De fato, a contagem de PF-AJUSTADA pode haver uma certa discrepância. Por outro lado, a contagem de PF-BRUTA é bem objetiva e nela não deveria existir variações.

    Enfim, achei forçação de barra por parte da banca.


    Bons Estudos.
  • A I. já é bem consagrada.

    Não concordo com a II. Você pode sim medir sistemas que não tenham muitas operações de entrada e saída (funções de transação). As funções de dados expressas por arquivos lógicos (ALI e AIE) estão aí pra determinar a necessidade de armazenamento do sistema, inclusive são as funções que possuem mais peso na contagem.

    Dependendo do julgamento de quem fez a estimativa, APF pode ser entendido como: Adoro Prova da FGV, qualquer coisa pode sair da cabeça de quem fez a estimativa. 


    E mais uma vez a FGV zuou com a cara dos concurseiros, até a próxima....

  • Bem nada a ver essa questão...

    Alguém achou bibliografia que a banca pode ter se baseado para o gabarito em questão?

  • blz, tinha internalizado pelo III que ela era inconsistente

    mas aí em 2018 me fu$#$#$#di nessa

    2018-quadrix

    A APF proporciona uma maneira de contagem simples que busca sistematizar o trabalho de medição de forma consistente entre os mais diversos projetos e organizações

    certa

  • Decerto, não podemos sofrer com uma questão de 2008. Graças a Deus, consegui entender a má escrita, mas... Nao se martiriza, nao! Bola pra frente!!!

  • Em 2022, vejo que o item III está errado.