SóProvas


ID
137170
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Casa da Moeda
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Determinado servidor de impressão de uma empresa utiliza o sistema operacional Linux. Que estrutura do sistema operacional contém as informações sobre permissões de acesso aos arquivos?

Alternativas
Comentários
  • inodeCada diretório e arquivo do Linux é identificado para o kernel como um número de nó i (inode).Um inode é, na realidade, uma estrutura de dados que possui informações sobre um determinado arquivo ou diretório como, por exemplo, dono, grupo, tipo e permissões de acesso.O inode é exclusivo somente para o dispositivo (partição) dentro do qual ele está contido. Portanto, para identificar unicamente um arquivo, o kernel deve ter o número de dispositivo e o inode do arquivo.Um arquivo possui um único inode, não importa por quantos nomes este arquivo é identificado no sistema. Logo, é o conjunto de inodes que indica o número de arquivos/diretórios que o sistema possui.
  • Creio que você já deve ter se perguntado, porque o meu pendrive de 1.5G mostra disponível apenas 1.38G, ou mais, o meu recém adquirido HD de 80G me disponibiliza um pouco menos, por volta de 78G, ou mesmo um disquete de 1.44M mas só dispõe 1.36M. Afinal, pra onde foram esses bytes que na hora de venda anunciam, mas quando eu vou usar, não estão disponíveis?

    Calma, esses bytes não sumiram e muito menos você foi enganado pelo vendedor, fazendo propaganda enganosa. Esse espaço "invisível" é reservado para um tipo especial de estrutura de dados chamado INODE.

    Essa estrutura é responsável por conter informações básicas sobre seus arquivos e pastas, como permissões de acesso, identificação dos donos dos arquivos, data e hora do último acesso e alterações, tamanho e o mais importante,famosos ponteiros para o arquivo em si. De modo geral, o INODE é a identidade de um arquivo ou diretório, é uma identificação única para ele.

    Ao ler qualquer arquivo ou diretório, o kernel trata de ler primeiramente o INODE do arquivo para depois chegar o dito cujo. Ao ler essa estrutura, são checadas as permissões e em caso de negada é retornada a famosa mensagem de "Permission denied", caso contrário o procedimento segue normalmente

    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Voce-sabe-o-que-e-INODE