SóProvas


ID
137200
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Casa da Moeda
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Observe as fontes de dados a seguir.

I - Tabela de um banco de dados relacional.
II - Arquivo XML.
III - Arquivo TXT flat.

Utilizando procedimentos de ETL (Extract, Transform e Load) para carga de um DW, é possível ler dados das fontes

Alternativas
Comentários
  • ETL, do inglês Extract Transform Load (Extração Transformação Carga), são ferramentas de software cuja função é a extração de dados de diversos sistemas, transformação desses dados conforme regras de negócios e por fim a carga dos dados em um data mart ou um data warehouse. É considerada uma das fases mais críticas do Data Warehouse e/ou Data Mart.

    Os projetos de data warehouse consolidam dados de diferentes fontes. A maioria dessas fontes tendem a ser bancos de dados relacionais ou flat files (texto plano), mas podem existir outras fontes. Um sistema ETL tem que ser capaz de se comunicar com as bases de dados e ler diversos formatos de arquivos utilizados por toda a organização.

  • Além disso, o Staging area, área onde os dados ficam armazenados antes de ir para o Data Warehouse, podem ser banco de dados relacionais ou arquivos flat também.

     

  • Um “arquivo flat” é um texto plano ou misto de texto e arquivo binário que usualmente contem um registro por linha ou um registro “físico” (por exemplo disco ou fita). Dentro de cada registro, os campos simples podem ser separados por delimitadores, ex. vírgulas, ou ter um tamanho fixo. Em último caso, um preenchimento pode ser necessário para alcançar este tamanho. Formatação extra pode ser necessário para evitar colisões de delimitação. Não existem relacionamentos estruturais entre os registros.