SóProvas


ID
1373044
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O engenheiro, ao estudar os critérios de projeto que visam à durabilidade de uma estrutura de concreto armado, sabe que a qualidade e a espessura do concreto do cobrimento da armadura estão entre os principais fatores a serem verificados. Assim, o engenheiro deve observar, em função da classe de agressividade ambiental, a relação água/cimento em massa adequada.

Essa relação água/cimento em massa,

Alternativas
Comentários
  • Tabela 3 do item 7.4.2 da NBR 6118: a relação de água/cimento é de 0,65 para CI, 0,60 para CII, 0,55 para CIII e 0,45 para CIV.

  • Para entendermos a questão.

     

    Quanto maior a relação a/c, menor a resistência do concreto e maior a permeabilidade (porosidade). Sendo assim, quanto mais agressivo o ambiente, mais protegido o concreto deverá estar, ou seja, mais IMpermeável o concreto deverá estar, ou seja, o concreto deverá ter uma menor quantidade de a/c.

  • Muito boa e intuitiva a explicação do Igor Dantas, parabéns!

     

    Melhor do que apenas decorar e jogar valores de tabelas; é aprender o que nos leva a obter tais valores.

    A única correção que farei é a seguinte:

    A redução do fato a/c não tornará o concreto "mais impermeável", senão menos permeável. Embora pareça se tratar da mesma situação, há diferença.

     

    Abraços

  • Não só pela questão da porosidade mas também pela questão da Alcalinidade. Se a relação água/Cimento Diminui, a alcalinidade do concreto aumenta. Um concreto com PH mais alto o torna mais protegido de despassivação e outras agressões ambientais.

  • Relação a/c e resistência do  concreto são inversamentes proporcionais