SóProvas


ID
1374565
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em um software, existem requisitos que podem ser categorizados segundo o modelo FURPS, onde cada letra provém de uma palavra em inglês (acrônimo). Sobre esse modelo, considere as seguintes assertivas:

I. O modelo FURPS pode ser utilizado para categorizar os requisitos não funcionais de um software.

II. No acrônimo FURPS, a letra "R" significa "Reliability", ou seja, "Consistência". Em um software, um requisito de consistência diz respeito, por exemplo, à consistência que deve existir, em um banco de dados, ao se concluir uma transação.

III. Tempo de resposta e consumo de recursos, como memória RAM e processador, são características de requisitos de um software, relacionadas, no acrônimo FURPS, à letra "P", que significa "Performance".

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A II está errada, pois Realibility está relacionado a confiabilidade em relação a falhas, e não a consistência.

  • Prezados,

    FURPS é um acrônimo de Functionality , Usability, Reliability , Performance e Supportability, que na melhor tradução nacional temos Funcionalidade Usabilidade Confiabilidade ,Performance e Suportabilidade.

    O item I está correto, a FURPS representa um modelo para classificação de atributos de qualidade do software, e pode ser utilizada para categorizar os requisitos não funcionais de um software.
    O item II está erado, o R significa reliability , que pode ser traduzido para confiabilidade , que num software representa a integridade do software em si , conformidade e interoperabilidade , e não a durabilidade ( ACID ) de uma transação de um SGBD.
    O item III está correto, performance diz respeito ao tempo de resposta, escalabilidade, etc.

    Portanto a alternativa correta é a letra D

  • FURPS[1] é um acrónimo que representa um modelo para classificação de atributos de qualidade de software (conhecidos como requisitos funcionais e não-funcionais):

    Funcionalidade - Especifica as funcionalidades que não se relacionam com os casos de uso, nomeadamente: auditoria, reporte, interoperabilidade e segurança.

    Usabilidade - Avalia a interface com o utilizador. Possui diversas subcategorias, entre elasː prevenção de erros, estética e design, ajudas, documentação, consistência e padrões.

    Reliabilidade (Confiabilidade) - Refere-se à integridade, conformidade e interoperabilidade do software. Os requisitos a serem considerados são: frequência e gravidade de falhas, possibilidade de recuperação, extensão e duração da falha (valorização/sobrevivência) e previsibilidade (estabilidade).

    Performance (en) (Desempenho) - Avalia os requisitos de desempenho do software, nomeadamenteː tempo de resposta, consumo de recursos (energia, RAM,CPU, cache, etc.), capacidade e escalabilidade.

    Suportabilidade  - Os requisitos de suportibilidade agrupam várias características, tais comoː testabilidade, adaptabilidade, manutenibilidade, compatibilidade, configurabilidade, instalabilidade, escalabilidade entre outros.

    O modelo, desenvolvido na Hewlett-Packard,

     

    From Wkipedia.

  •  I - O modelo FURPS pode ser utilizado para categorizar os requisitos não funcionais de um software. 

    Isso não me parece correto, já que FURPS é utilizado somente para categorizar atributos de qualidade de software;