SóProvas


ID
1375237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da moral e dos diversos aspectos relativos à ética, julgue os itens que se seguem.

A ética se confunde com a lei, pois ambos os institutos retratam o comportamento de determinada sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado. Vamos esquematizar para entender esse cafuçu que a banca criou?

    Conceito de ética e moral

    A ética, por outro lado, é a parte da filosofia que se ocupa do comportamento moral do homem. Ela engloba um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa, que estão ligados à prática do bem e da justiça, aprovando ou desaprovando a ação do homem, de um grupo social ou de uma sociedade.  A moral é normativa. Enquanto a ética é ciência, voltada para o comportamento moral, e busca compreender e criticar a moral de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.


    Conceito de normas éticas e normas jurídicas

    As normas éticas, por sua vez, podem ser divididas em diversas categorias: normas jurídicas, normas religiosas, normas de tratosocial ou etiqueta, etc. Para fins de concurso, entretanto, é comum o uso da expressão “normas éticas” para diferenciá-las das normas jurídicas. Podemos dizer que as normas jurídicas (Constituição, leis, decretos, portarias, etc.) incorporam a moral em voga naquele momento ao ordenamento jurídico. É o exemplo que dei do homicídio, que no Brasil é considerado um crime grave. Por outro lado, outros valores advindos da moral em voga em determinado momento social não são incorporados pelo ordenamento jurídico. Aí então temos o Aí então temos o que as bancas de concursos costumam chamar de normas éticas, certo?


    Fonte: Professor Paulo Guimarães — Estratégia Concursos

  • A rigor, inexiste confusão entre a ética e a lei, mesmo porque é perfeitamente possível que um dado agente público atue sem violar a letra “fria" da lei, mas, ainda assim, pratique ato visando a uma finalidade estritamente particular, sem objetivar o interesse público, caso em que sua conduta poderá ser reputada como violadora dos preceitos éticos. Em abono desta assertiva, cite-se o item II do Código de Ética, nos termos do qual não basta ao agente público decidir entre o legal e o ilegal, sendo imperioso que jamais despreze o elemento ético de sua conduta. Ora, se ética e lei fossem de fato a mesma coisa, bastaria exigir do servidor que adotasse comportamento legal, hipótese em que, por conseguinte, seu proceder estaria, ao mesmo tempo, de acordo com os parâmetros éticos. E não é isso o que consta do citado Código, como acima pontuado.


    Gabarito: Errado
  • A moral se confunde com a lei, a ética não!


    GABARITO = ERRADO!




  • Errado.

    Decreto 1.171.

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.


  • Estou confuso, na questão Q354617, o comentário mais votado fala que ética é confundida com as leis, aqui fala que é a moral.

    Ué...

  • ERRADO. ÉTICA E LEI NÃO SE CONFUNDEM. Entre outras diferenças, podemos dizer que a ética (no sentido de ética teórica ou reflexiva) é universal, enquanto a lei é particular. Além disso, a lei não busca retratar o comportamento de determinada sociedade, mas modificá-lo, permitindo, obrigando ou proibindo condutas, conforme decisão do legislador.                   Fonte: Alagoas Cursos

  • A ética não deve ser confundida com a lei,embora,com certa frequência,a lei tenha como base princípios éticos.Ao contrário da lei,nenhum indivíduo pode ser compelido,pelo Estado ou por outros indivíduos a cumpri as normas éticas,nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas.

  • Ética é ética e Lei é lei...

  • Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Simples!

  • ERRADO.

     

    Ética NÃO SE CONFUNDE com a lei, pois a ética RETRATA o comportamento de determinada sociedade e a lei DETERMINA como deve ser o comportamento. Ética está, na realidade, ligada ao sentimento de justiça social.

     

    Q326578: A ética se confunde com a lei, pois ambos os institutos retratam o comportamento de determinada sociedade. 
    R: ERRADO

     

    Q354617: A ética e a moral se complementam; todavia, a primeira relaciona-se ao sentimento de justiça social e, por vezes, é confundida com as leis. 
    R: ERRADO

     

    Q458410: A ética se confunde com a lei, pois ambos os institutos retratam o comportamento de determinada sociedade.

    R: ERRADO

  • A rigor, inexiste confusão entre a ética e a lei, mesmo porque é perfeitamente possível que um dado agente público atue sem violar a letra “fria" da lei, mas, ainda assim, pratique ato visando a uma finalidade estritamente particular, sem objetivar o interesse público, caso em que sua conduta poderá ser reputada como violadora dos preceitos éticos. Em abono desta assertiva, cite-se o item II do Código de Ética, nos termos do qual não basta ao agente público decidir entre o legal e o ilegal, sendo imperioso que jamais despreze o elemento ético de sua conduta. Ora, se ética e lei fossem de fato a mesma coisa, bastaria exigir do servidor que adotasse comportamento legal, hipótese em que, por conseguinte, seu proceder estaria, ao mesmo tempo, de acordo com os parâmetros éticos. E não é isso o que consta do citado Código, como acima pontuado.

     

    Autor: Rafael Pereira , Juiz Federal - TRF da 2ª Região

     

  • é assim ó: ÉTICA apenas faz REFLEXÃO sobre a CONDUTA.

                    A LEI ou OBRIGA ou DESOBRIGA determinada CONDUTA

  • Ética: princípios que regem o modo de ser, conduta, comportamento - e AS VEZES se confunde com as leis.

    O CESPE já deu como correta questão que fala que a ética, ÀS VEZES, se confunde com as leis.

  • Ética: A ética, campo de reflexão acerca das atividades dos seres humanos, é encarregada de levar os valores morais, como certo e errado, a serem fundamentados e exercitados no contexto das relações humanas  é considerada como meio de interpretação da Lei

     

    Q354617 A ética e a moral se complementam; todavia, a primeira relaciona-se ao sentimento de justiça social e, por vezes, é confundida com as leis. C

     

    Q709890 Os princípios éticos são diretivas de ação que atendem e exteriorizam valores éticos que podem servir, inclusive, de norte interpretativo de leis e Constituições.C

     

    Q326578 - A ética se confunde com a lei, pois ambos os institutos retratam o comportamento de determinada sociedade. F

        

    Q742914 Por ser o Brasil um Estado democrático de direito, princípios éticos não podem ser utilizados como instrumento de interpretação da CF e das leis. F

     

    Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • A ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

    MEU: moraL é que se confunde com as Leis, ta vendo a letra "L", é isso, da pra matar a questão

  • Lei  - é o conjunto de normas recolhidas e escritas, baseadas na experiência das relações humanas, que servem para ligar os fatos ou os acontecimentos ao direito, em ordem à paz social (de modo a garantir ou mostrar os direitos das partes, e, assim, atingir a igualdade e a liberdade entre os cidadãos). Ou seja, perante um determinado fato, a norma adequada e diretamente ligada a ele, mostra a quem deve ser atribuída a legitimidade ou razão; e assim, desfazendo o equívoco, ou o abuso de poder, a falsidade, ou um crime, e qualquer prejuízo infligido, ou benefício obtido ilegitimamente como prejuízo de outrem. As leis são estabelecidas e geridas pelas autoridades competentes para o efeito, já que, nas relações humanas acontece o direito e o estado deve garantir a aplicação das normas em tempo útil, sob pena de prejuízo grave para as partes, a sociedade e a economia.

     

    A palavra "ética" vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter". Princípios universais, ações que acreditamos e não mudam independentemente do lugar onde estamos.

     

    A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos.

     

  • Embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o SENTIMENTO DE JUSTIÇA SOCIAL.

    ERRADA!

  • Ética é uma ciência que estuda aconduta humana --> Moral --> constumes e práticas relativas --> Direito (LEI) preceito de ordem Moral: impositivo, coersitivo.

  • NEM TUDO QUE É LEGAL É MORAL.....

  • Ética é um comportamento

    Lei é um ato normativo

  • ÉTICA:

    É teoria;

    É princípio;

    É permanente;

    É universal;

    É regra.

  • ÉTICA NÃO SE CONFUNDE COM LEI! 

  • Nuncaaa se confunde com a LEI

  • Exemplo pra tentar interpretar a questão. Como já referenciado pelos colegas, a ética é universal, ou seja, é algo a ser influído por todos. Coisa que não é nem perto a ser parecido com uma lei, pois a lei ela é criada sendo visada nos costumes comuns de seu povo. Imagine aí se aqui no Brasil e no mundo tivéssemos leis iguais aos dos muçulmanos extremistas.

  • Ética se confunde com nada.

  • se confunde sim, caso vc dê dedo para alguém quando transitando é crime?infração ou antiético?

  • é a moral que se confunde

  • Ora é ora não é, bem que a CESPE poderia pacificar isso aff

  • A ética não se confunde com as leis. Já a moral está ligada às leis, aos padrões e regras.

  • Ética é conceito da teoria.

     

    Lei, é um princípio, um preceito, uma norma, criada para estabelecer as regras que devem ser seguidas, é um ordenamento

  • DSCD

  • a ética não se confunde com a lei.

    ex: um servidor pode muito bem agir dentro da lei,porém infringir a ética do órgão o qual trabalha.

  • NA REALIDADE ELAS SE ENTRELAÇAM ....

    Os princípios éticos são diretivas de ação que atendem e exteriorizam valores éticos que podem servir, inclusive, de norte interpretativo de leis e Constituições.

    A constituição de um país deve se guiar pela ética a fim de viabilizar, na sociedade, a implementação plena dos serviços públicos e possibilitar a efetivação dos direitos da pessoa humana e do exercício da cidadania.

    FONTE: MEUS RESUMOS;

  • Comentário do prof:

     

    A rigor, inexiste confusão entre a ética e a lei, porque é possível que um agente público atue sem violar a letra da lei, mas, mesmo assim, pratique ato visando a uma finalidade privada, sem objetivar o interesse público, caso em que sua conduta poderá ser reputada como violadora dos preceitos éticos.

     

    Em abono desta assertiva, cite-se o item II do Código de Ética, nos termos do qual não basta ao agente público decidir entre o legal e o ilegal, sendo imperioso que jamais despreze o elemento ético de sua conduta. 

     

    Se ética e lei fossem a mesma coisa, bastaria exigir do servidor que adotasse comportamento legal, hipótese em que, por conseguinte, seu proceder estaria, ao mesmo tempo, de acordo com os parâmetros éticos. 

     

    E não é isso o que consta do supracitado Código.

  • Ética é Ética. Lei é Lei.

  • A rigor, inexiste confusão entre a ética e a lei, mesmo porque é perfeitamente

    possível que um dado agente público atue sem violar a letra “fria" da lei, mas,

    ainda assim, pratique ato visando a uma finalidade estritamente particular, sem

    objetivar o interesse público, caso em que sua conduta poderá ser reputada como

    violadora dos preceitos éticos. Em abono desta assertiva, cite-se o item II do

    Código de Ética, nos termos do qual não basta ao agente público decidir entre o

    legal e o ilegal, sendo imperioso que jamais despreze o elemento ético de sua

    conduta. Ora, se ética e lei fossem de fato a mesma coisa, bastaria exigir do

    servidor que adotasse comportamento legal, hipótese em que, por conseguinte,

    seu proceder estaria, ao mesmo tempo, de acordo com os parâmetros éticos. E não

    é isso o que consta do citado Código, como acima pontuado.

  • Quem se confunde coma lei é a MORAL.

  • A rigor, inexiste confusão entre a ética e a lei, mesmo porque é perfeitamente possível que um dado agente público atue sem violar a letra “fria" da lei, mas, ainda assim, pratique ato visando a uma finalidade estritamente particular, sem objetivar o interesse público, caso em que sua conduta poderá ser reputada como violadora dos preceitos éticos. Em abono desta assertiva, cite-se o item II do Código de Ética, nos termos do qual não basta ao agente público decidir entre o legal e o ilegal, sendo imperioso que jamais despreze o elemento ético de sua conduta. Ora, se ética e lei fossem de fato a mesma coisa, bastaria exigir do servidor que adotasse comportamento legal, hipótese em que, por conseguinte, seu proceder estaria, ao mesmo tempo, de acordo com os parâmetros éticos. E não é isso o que consta do citado Código, como acima pontuado.

  • A lei irá retratar o comportamento da sociedade.

    A MORAL: retratará a conduta, o comportamento exercido pela sociedade, a depender de valores locais dessa sociedade

    A ÉTICA: e a CIÊNCIA da da moral, ou seja, é a parte da ciência que estuda o comportamento.

  • Assim como é legal o comportamento que está de acordo com as normas jurídicas (leis). É moral o comportamento que está de acordo com as normas morais. Destacando que nem sempre um comportamento legal será automaticamente um comportamento moral. Inclusive, a nossa Constituição, em seus princípios da Administração Pública, cita a Legalidade e a Moralidade, dentre outros. Ora, se a própria Constituição falou na existência desses dois princípios é porque a simples existência da legalidade não implica, necessariamente, na existência da moralidade.

    Resposta: Errado

  • A ética não se confunde com as leis, uma vez que as leis determinam as condutas sociais de determinada localidade, haja vista que os países possuem culturas diversas, logo, leis diferentes. Além disso, a ética busca um alcançar um padrão que julga ''ideal'' para um sociedade(por intermédio de condutas éticas), assim, ela não reflete o que está em uma sociedade, mas como ela poderia/deveria ser.