SóProvas


ID
137686
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As estações de trabalho dos técnicos estão conectadas
à rede de computadores local do Ministério Público e têm
acesso à rede mundial Internet por meio dos navegadores
Internet Explorer 8.0 (navegador Web padrão) e Mozilla Firefox.
Os recursos destas redes, dispositivos de comunicação,
protocolos de rede e mecanismos de segurança, possibilitam as
buscas de informações e a utilização dos serviços WWW, bem
como a troca de mensagens eletrônicas por meio dos programas
de e-mails Outlook Express (correio eletrônico padrão) e
Mozilla Thunderbird.

Um processo de criptografia dos dados, prevenindo que os dados trafegados possam ser capturados ou mesmo alterados no seu curso entre o computador do técnico e o site com o qual ele está se relacionando, garantindo desta forma informações sigilosas, é aplicado pelo protocolo

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A SSL significa Secure Socket Layer (servidor com encriptação1 de dados para utilização em transações via Web). É um padrão (protocolo) desenvolvido pela Netscape Communications para transferir informações de modo seguro na internet, desde que ambos, o servidor e o cliente, apoiem o protocolo. O SSL providencia autenticação, confidencialidade e integridade dos dados, sendo planejado para autenticar o servidor e opcionalmente o cliente. Como este padrão é aberto, vários desenvolvedores podem aprimorá-lo, inclusive implementar com novas características e funções. O SSL permitirá que o cliente se conecte ao Web Site e, de forma transparente será criado um canal de comunicação seguro entre o Site e o Cliente. Uma vez que esta conexão é feita, informações, como o número de cartões de crédito, senhas de contas corrente, poderão ser fornecidas sem que alguma outra pessoa possa interceptar os dados, ou seja, de uma maneira segura. Esta segurança é garantida pela encriptação, os usuários que interceptarem a mensagem no caminho, ficam impedidos de acessar o conteúdo da mensagem, já que não conseguirão entender o que está sendo transmitido. O SSL utiliza como protocolo de transporte o TCP, que providencia uma transmissão e recepção confiável dos dados. Uma vez que o SSL reside no nível de socket, ele é independente das aplicações de mais alto nível, sendo assim considerado um protocolo de segurança independente do protocolo aplicacional. Como tal, o SSL pode providenciar serviços seguros para protocolo de alto nível, como por exemplo TELNET, FTP e HTTP.
  • De forma RESUMIDA:

    O Transport Layer Security - TLS (em português: Segurança da Camada de Transporte) e o seu predecessor, Secure Sockets Layer - SSL (em português: Protocolo de Camada de Sockets Segura), são protocolos criptográficos que conferem segurança de comunicação na Internet para serviços como email (SMTP), navegação por páginas (HTTP) e outros tipos de transferência de dados.

    O protocolo SSL provê a privacidade e a integridade de dados entre duas aplicações que comuniquem pela Internet. Isto ocorre através da autenticação das partes envolvidas e da cifra dos dados transmitidos entre as partes. Esse protocolo ajuda a prevenir que intermediários entre as duas pontas da comunicação tenham acesso indevido ou falsifiquem os dados transmitidos.

  • O SSL (Secure Sockets Layer – Camada de conexões seguras) é um
    protocolo de criptografia que pode ser utilizado para prover segurança
    na comunicação de qualquer aplicação baseada em TCP.
    O SSL está posicionado entre a camada de transporte e a camada de aplicação da
    pilha TCP/IP e funciona provendo serviços de autenticação do servidor,
    comunicação secreta e integridade dos dados.