-
O FOMENTAR (Fundo de Participação e Fomento à Industrialização do Estado de Goiás), criado pela Lei n° 9.489, de 19/07/1984, tinha o objetivo de incrementar a implantação e a expansão das indústrias para a promoção do desenvolvimento do Estado. Em 2008 foi editada uma lei possibilitando a migração de empresas interessadas para outro programa o PRODUZIR.
-
E porquê a E não está certa?!
-
Creio que a alternativa E está errada quando diz que existem VÁRIOS PORTOS SECOS NO ESTADO. Na realidade é apenas o Porto Seco Centro-Oeste em Anápolis (somente um).
-
Carolina Sanches, o porto seco em Anápólis é o único do estado!
-
Gab. C
1) PRODUZIR
Produzir é o Programa do Governo do Estado de Goiás que incentiva a implantação, expansão ou revitalização de indústrias, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica e o aumento da competitividade estadual com ênfase na geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais e regionais. O Microproduzir é um subprograma do Produzir para as micro e pequenas empresas, em que o faturamento não ultrapasse o limite fixado para o enquadramento no Simples Nacional.
2) FOMENTAR
O FOMENTAR (Fundo de Participação e Fomento à Industrialização do Estado de Goiás), criado pela Lei n° 9.489, de 19/07/1984, tinha o objetivo de incrementar a implantação e a expansão das indústrias para a promoção do desenvolvimento do Estado.
-
Concordo que a alternativa C é verdadeira, mas...
Letra D - Percebe-se a consolidação, na economia goiana, de diversos polos industriais, a exemplo de Jaraguá, com a indústria têxtil, Catalão, com o setor automobilístico, e Valparaíso de Goiás, um polo de alta tecnologia nos setores de microeletrônica e microbiologia.
A letra D também não deveria estar errada pois há sim várias empresas nestes ramos na cidade de Valparaíso de Goiás. O que poderia anulá-la seria a palavra "polo", mas aí, mais uma vez, vai do que a banca quer que seja certo.
-
D)
Valparaíso de Goiás: As atividades econômicas da cidade se restringem essencialmente ao setor de serviços, não existindo atividades industriais e agropecuárias. A maioria das empresas, inclusive um shopping center inaugurado em 1993, encontram-se ao longo da BR-040.
-
Mais sobre CATALÃO:
A MMC Automotores do Brasil, do Grupo Souza Ramos, empresa autorizada a montar os veículos da marca Mitsubishi no Brasil, é a maior empresa instalada na cidade e emprega diretamente cerca de 3.500 funcionários. A economia do município está assentada nos segmentos mínero-metal-mecânico, sedia o Distrito Mínero Industrial (DIMIC) de propriedade do governo estadual. As principais empresas lá instaladas são as montadoras John Deere e Mitsubishi. Também merece destaque as empresas instaladas na área mineradora conhecida como "Chapadão". Lá destacam-se as empresas mineradoras Anglo American (de origem inglesa, dona da Mineração Catalão e Copebrás) e Vale Fertilizantes (antiga Fosfértil), as quais, além de plantas extratoras, contam também com plantas industriais.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catal%C3%A3o_(Goi%C3%A1s)
-
Letra C.
a) Errada. Guerra fiscal. O Supremo acabou julgando inconstitucional. O estado só pode reduzir os impostos se todos os outros conselheiros concordarem.
b) Errada. O IDH de Goiás é um dos que mais evoluiu no Brasil.
c) Certa. Tornou-se um marco na história da indústria goiana.
d) Errada. Microbiologia e microeletrônica?
e) Errada. Goiás só possui um porto seco.
Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães
-
Letra c.
c) Certa. Fomentar/Produzir é o Programa do Governo do Estado de Goiás que incentiva a implantação, expansão ou revitalização de indústrias, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica e o aumento da competitividade estadual com ênfase na geração de emprego, renda e redução das desigualdades sociais e regionais. O Microproduzir é um subprograma do Produzir para as micro e pequenas empresas, em que o faturamento não ultrapasse o limite fixado para o enquadramento no Simples Nacional.
Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos
-
Segundo a Secretaria da Economia, o ProGoiás, programa que substitui o Fomentar e Produzir, “tem como meta desburocratizar a concessão de benefícios fiscais para o setor industrial e garantir segurança jurídica e impessoalidade”.
-
Segundo a Secretaria da Economia, o ProGoiás, programa que substitui o Fomentar e Produzir, “tem como meta desburocratizar a concessão de benefícios fiscais para o setor industrial e garantir segurança jurídica e impessoalidade”.