ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO
Segundo Viana (2000), deve-se analisar continuamente o comportamento de consumo de materiais da empresa, para manter o equilíbrio entre o estoque e o consumo efetivo de matéria-prima.
Uma possibilidade importante na análise do comportamento de consumo é utilização do material até esgotar, considerando-se que os
materiais assim enquadrados não podem ser confundidos como obsoletos, pois ainda têm aplicação, com especificação adequada.
Para identificar materiais no grupo utilizar até esgotar, considera-se algumas causas:
• desconhecimento da vida útil: o estabelecimento da vida útil resulta do conhecimento a que estão sujeitos os materiais quanto ao desgaste,fadiga, deterioração resultante da ação de agentes agressivos, calor, umidade, poeira, ácidos etc.
• compra em quantidade além da necessária, ou seja, compras caracterizadas pelo excesso de segurança;
• desconhecimento da existência de estoque: especificação incompleta dificulta a perfeita identificação, deficiência que faz com que os materiais assim dispostos não sejam utilizados, podendo haver compra indevida dos mesmos.
• compra para aplicação imediata: alguns materiais podem ser armazenados sob a classificação de estocagem temporária e ficar sem utilização;
• nacionalização: materiais importados em via de nacionalização, portanto, sem condições de reposição original, cujos saldos ficam classificados na categoria utilizar até esgotar, até que a substituição por nacionais seja completada.