Item I- Falso. Se a entidade tem um risco de controle baixo, significa que são menores os riscos de distorção em suas DC. Esse nível de risco irá impactar na definição do risco de auditoria. Vamos lembrar da fórmula didática RA= RC x RI x RD.
Item II- Verdadeiro.
Procedimento substantivo (teste substantivo) é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:
(a) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e
(b) procedimentos analíticos substantivos (revisão analítica)
Item III- Verdadeiro. A confirmação externa é útil não apenas para confirmar valores, mas também acordos e outras situações.
Item IV. Falso.
NBC TA 560, 10.
O auditor independente não tem obrigação de executar nenhum procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório. Entretanto, se, após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, o auditor tomar conhecimento de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia ter levado o auditor a alterar seu relatório, ele deve :
(a) discutir o assunto com a administração e, quando apropriado, com os responsáveis pela governança;
(b) determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo;
(c) indagar como a administração pretende tratar o assunto nas demonstrações contábeis.
Caso a administração altere as demonstrações contábeis, o auditor deve aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias da alteração e fornecer novo relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis alteradas. O novo relatório do auditor independente não deve ter data anterior à data de aprovação das demonstrações contábeis alteradas.
Gabarito C