SóProvas


ID
1380295
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Dada a equação patrimonial Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido, se, após o registro de um determinado fato contábil, a equação não se alterar, é correto afirmar que se trata de um fato

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Conforme Ricardo Ferreira:

    Fato permutativo

    O fato permutativo altera o patrimônio somente em termos qualitativos. Consiste na compensação entre elementos do ativo, passivo exigível ou patrimônio líquido, sem que haja aumento ou diminuição da situação líquida.

    Qualquer variação positiva ou negativa do patrimônio significa, necessariamente, uma variação de igual valor da situação líquida. Sem haver alteração da situação líquida, é impossível que haja o aumento ou diminuição do patrimônio. Assim, quando dizemos que um fato não implicou alteração, para mais ou para menos, do patrimônio, isso também significa que não houve acréscimo ou redução da situação iíquida. Se um fato importa somente na permuta, por exemplo, entre elementos do ativo e do passivo exigível, ele é permutativo.

    São exemplos de fatos permutativos: compra a prazo ou à vista de mercadorias, pagamento de uma dívida pelo valor nominal (sem juros ou desconto), recebimento de um crédito pelo valor nominal e venda de mercadorias pelo preço de custo (sem lucro ou prejuízo).

    bons estudos

  • Gabarito letra E (pela banca)

     

    Sou Totalmente leiga em contabilidade, mas acredito que essa questão tem duas respostas corretas, ao meu ver a opção B também está correta.

     

    Na aula 03, página 03, do curso para Polícia Federal do Estratégia, o professor Possati traz como exemplo justamente o que acontece na alternativa B. Segue abaixo um exemplo de um fato permutativo dado pelo professor.

     

    Fato Permutativo

    + A     + P

     

    Ex: aquisição de um veículo a prazo no valor de R$ 25.000,00

     

    Débito: Veículos (+A)

    Crédito: Financiamento a pagar.... 25.000,00(+P)

     

    E agora???? 

  • A banca exige um fato Permutativo sem alterar a equação, entendo que se aumentar ou diminuir Ativo ou Passivo haverá sim um fato permutativo, no entanto, a equação sera alterada visto que os valores irão aumentar ou diminuir, por isso entendo que as alternativas B, C estão erradas.


    O velho jogo de optar pela mais correta (E), já que o exigível ficará com o mesmo valor, assim, não será alterado o valor da equação.

  • Quem elaborou essa questão não sabe muito bem o que significa manter uma equação. Ela continuará sendo mantida ainda que você altere um dos lados, contanto que posteriormente você altere o outro lado.

    Acho que o certo seria dizer: " Dada a equação patrimonial Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido, se, após o registro de um determinado fato contábil, nenhum dos valores resultantes dos argumentos da equação se alterar, é correto afirmar que se trata de um fato:" 

  • ENTENDIMENTO DA BANCA E QUE PERMUTATIVO E SOMENTE QUANDO OS LCT EFETUADOS SEJAM EFETUADAS NO MESMO GRUPO OU SEJA NO LANÇAMENTO NO ATIVO COMO POR EXEMPLO COMPRA DE IMOBILIZADO A VISTA

    C - CAIXA - ATIVO - D - VEICULOS.... - ATIVO PARTE DAI O ENTENDIMENTO DA BANCA.

    POR ISSO

    ((( permutativo, envolvendo apenas contas do Passivo exigível.) POR ISSO FOI COLOCADO O APENAS..

    MAS SE ESQUECEU DA SEGUINTE SITUAÇÃO.

    • Permutativos: são os fatos contábeis que não provocam alteração do valor total do patrimônio líquido das entidades. Exemplos: aplicação financeira (-A +A), compra de mercadoria a prazo (+A +P), aumento de capital social com utilização de reserva de capital ou de lucro (-PL +PL); •

    Modificativos: são os fatos contábeis que provocam alteração do valor total do patrimônio líquido das entidades. Exemplos: apropriação (registro) de rendimentos de aplicação financeira (+A +PL), registro de provisão para processos judiciais a pagar (+P -PL); •

    Mistos ou compostos: são os fatos contábeis que provocam alterações de contas do ativo e/ou do passivo, mas que provocam também mudança no valor total do patrimônio líquido das entidades. São fatos que são ao mesmo tempo permutativos e modificativos. Exemplos: venda de mercadorias com lucro (-A +A +PL), pagamento de duplicatas a pagar com juros (-A -P -PL), recebimento de duplicatas a receber com juros (-A +A +PL).