SóProvas


ID
1380502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca de vírus, worms, pragas virtuais e aplicativos para segurança.

Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA


    Comentário: O Firewall faz o controle de acessos, filtro de pacotes que entram e saem da rede, mas não protege contra vírus, por exemplo, que é uma ameaça interna.

    Firewalls não oferecem proteção contra ataques internos maliciosos, conexões que não passam pelo firewall como backdoor e vírus. Apesar dos firewalls oferecerem excelente proteção contra ameaças de rede, eles não são soluções completas.


    Fonte: Professor Léo Matos
  • O Firewall do Windows é uma barreira protetora que monitora e restringe as informações passadas entre o seu computador e uma rede ou a Internet. 
    Ele não detecta ou desativa vírus, caso já estejam no computador e não impede que você abra emails com anexos perigosos.

    Correta a questão!

  • Apenas para entender melhor o conceito de Firewall, vejam em outras questões:

    Prova: CESPE - 2012 - MCT - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos - Tema VIIDisciplina: Noções de Informática | Assuntos: Segurança da Informação; 

    Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo - Direito

    Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Segurança da Informação; 

    c) Firewall é um software que usa regras de segurança, com as funções de aprovar pacotes de dados que atendam essas regras e de bloquear os demais.

    GABARITO: LETRA "C".


  • Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.

    Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/what-is-firewall#1TC=windows-7
  • Firewall é um software ou um hardware? Essa eu não sabia... Alguém explica melhor? 

  • Não vejo nada de correto na questão. Como assim não protege de ataques internos? Por interno pode-se entender uma rede interna (rede de uma empresa, por exemplo). Nesse caso, se cada computador tiver um firewall instalado, obviamente protegerá de ataques internos.Questão mal formulada, dando margem a interpretações diversas.

  •  firewalls so protege externo . interno quem protege é o antivirús.

  • Questão absolutamente errrada. O firewall protege de ataques internos e externos. Parece que quem elaborou a questão não é especialista na área.

  • Assertiva CORRETA. 

    Pessoal está confuso, permitam-me elucidar suas dúvidas: o firewall é um PROGRAMA, instalado em um hardware/dispositivo de rede (computador ou roteador) que filtra os pacotes que passam por ele. A filtragem ocorre analisando o endereço de origem, endereço de destino, porta de origem e porta de destino de cada pacote, e, de acordo com as regras inseridas no firewall, ele permitirá ou não esses pacotes seguirem seu rumo para dentro ou fora da rede baseado nesses critérios. 



    Ocorre que, para que ocorra a filtragem, a arquitetura da rede precisa obrigar esses pacotes a passarem pelo crivo do firewall, mas isso raramente ocorre quando se fala em rede interna. Quando se tem muitos dispositivos conectados na rede (muitos clientes, por exemplo), a rede é segregada em redes menores e roteadores intermediários são instalados. Esses roteadores "conhecem" cada host conectado neles e se um pacote precisa ir de um host para outro dentro do domínio do mesmo roteador este fará o encaminhamento diretamente para o host em questão, sem redirecionar tráfego para outros nós da rede, evitando a sobrecarga da mesma. Não raro, também ocorre do roteador enviar um dado para outro roteador, quando o destinatário for um host que não está em seu domínio. Esses dados não necessariamente passam pelo firewall. 




    Por este motivo um firewall não é eficiente para proteger uma rede contra ataques originados e intentados contra hosts dentro dela. O firewall atua na fronteira somente, monitorando o que entra e o que sai da redenão interferindo no que ocorre dentro dela. Por isso um ataque que se origina dentro da rede, com destinatário dentro da rede, passará despercebido pelo firewall. 
    Espero ter ajudado, quaisquer dúvidas me mandem mensagem. Abraço a todos.

  • Bem, no meu ponto de vista, esta questão deve ser anulada, pois não esta claro onde fica o firewall. Pois existem sim firewalls que "olham" para dentro da rede, e também existem os firewalls instalados no cliente Windows. ou seja um Windows com seu firewall ativo, bloqueará as requisições internas da rede também. Não estou levantando questão de eficiência do programa, mas de sua existência.

    Se for um consenso geral entre as bancas considerar a existência de firewalls somente no limite entre a rede interna com a externa, vamos marcar verdadeiro, e se não for...

    Abraços a todos e boa sorte.

  • Para corroborar com o meu pensamento... Imaginem um firewall que protege um servidor HTTP. Ele vai permitir apenas requisições na porta 80 (servidor de páginas web com o HTTP). Dessa forma ele protegeria o servidor de ataques em portas que não sejam a devida. Seria racional ele proteger de ataques externos, mas não proteger de ataques internos? Claro que não. Então, o gerente deve direcionar todo o fluxo interno de requisições para passar pelo firewall primeiro. Assim, o servidor estaria realmente protegido. Isso é, certamente, um exemplo que torna a questão errada. Além disso, é exatamente o que ocorre no meu trabalho - MPF.

  • QUESTÃO CORRETA.

    Errei, mas depois de ler o cabeçalho acabou clareando a mente.

    "Julgue o próximo item, acerca de vírus, worms, pragas virtuais e aplicativos para segurança."


    Firewall serve apenas para FILTRAR as portas de conexão TCP.

    NÃO é antivírus;

    NÃO analisa o conteúdo de mensagens de e-mail;

    NÃO criptografa mensagens;

    NÃO impede SPAM ou PHISHING;

    NÃO é antispyware etc.


  • Nishimura, cadê você, meu filho???

  • O firewall protege o computador de pacotes que venham de outros dispositivos(computadores, celulares...etc), esses dispositivos podem até estar conectados na mesma rede, mas são externos ao computador que o firewall está protegendo, quando a CESPE falou de ataque interno, significa um vírus que já está causando danos dentro do próprio computador protegido, nesse caso o firewall não consegue pegar, ai entra o papel do Antivirus. 

    Firewall olha para fora, esperando o inimigo chegar.

    Antivirus olha para Dentro,  tentando matar o inimigo que já invadiu o território. 


  • Errei por causa do "equipamentos OU softwares".

  • Apesar do gabarito,  na minha opinião, a questão está ERRADA!

    Existem Firewalls baseados em hardwares (que possuem softwares para a devida configuração) ou Firewalls somente softwares (os chamados Personal Firewall - Firewall Pessoal), como o do Windows.

    O Firewall, tanto filtra o conteúdo da rede interna também que ao verificar no Painel de Controle do Windows 7/8, por exemplo, você terá a configuração do Firewall destinada às redes "Públicas" e outra destinada à rede "Privada". Só isto já seria suficiente para qualquer um, mesmo leigo (menos quem elaborou a questão da prova), entender que a proteção existe para redes externas e internas. 

    Um exemplo fácil de entender é a rede da minha casa: se eu tentar acessar uma informação armazenada no meu Servidor sem configurar devidamente o Firewall dele, ele irá bloquear o meu acesso ao Servidor caso eu tente fazê-lo de outra máquina, mesmo dentro da minha própria rede.

    Quanto ao Antivírus que os comentários sugerem, entendam que não tem nada com a questão. O papel do antivírus é um e do Firewall é outro totalmente diferente.

    CESPE e seus absurdos!


  • Errei por ''software''

  • Na verdade esta questão está mal formulada. Vejam:

    "Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos."

    Internos de onde? da rede local? do próprio computador?

    Sem as especificações que mencionei acima, a questão permite várias interpretações.

  • Prezados , 

    Os firewalls podem ser implementados como um software ou como um hardware , que tem função de dividir e controlar o acesso entre redes de computadores . Um firewall não pode proteger por exemplo contra um ataque proveniente de uma máquina de dentro da rede , cujo alvo é outra máquina dentro da mesma rede.

    Portanto , questão correta.
  • aff povo gosta de procurar cabelo em ovo ...internos uai ...qual o mistério?! ...digamos que vc baixou um arquivo com vírus, mas não executou/abriu o arquivo logo após baixar daí dias depois vc abre o arquivo , o firewall não vai proteger a sua máquina desse vírus que já estava "INTERNALIZADO" rs no seu computador mas ainda não tinha sido "liberto" rs

    não tem o que interpretar, tem que ler e se ater a questão ...se for interpretar vai ficar difícil, afinal saber o que se passa na cabeça do examinador é praticamente impossível ...



  • Joelma tentando ser a entendedora e me vem falar que firewall protege vírus,  es mole?? 

    Humildade sempre. 

    A questao é sim capciosa. Firewall protege de ataques externos na rede local.

    antivírus protege contra vírus.

    gab certo

  • CESPE - No firewall do Windows 7, é possível configurar como será o tratamento de respostas unicast para as mensagens de saída de difusão ou multicast, sendo possível, também, bloquear as respostas unicast enviadas por outros computadores.
    CERTA "(...) me beija antes"

  • A questão cita que firewall não protegem computadores contra ataques internos, mas não especifica o tipo de ataque. Uma mesma organização pode utilizar diversas redes diferentes, por exemplo, separando setores ou filiais com redes independentes. Nesta situação, é possível a instalação de um Firewall dentro organização filtrando o que passa de uma rede para outra, entre computadores de diferentes setores, por exemplo. Neste caso o Firewall impediria um ataque proveniente de um computador instalado em outro setor ou filial. Além disso, o uso de um Firewall pessoal num computador que integra uma rede interna ajudaria na função de proteger um computador de uma tentativa de invasão provinda de outro computador da mesma rede. No entanto, se houver um ataque diretamente no meio físico ou através de um malware instalado em uma mídia, pendrive, cartão de memória, HD externo, etc. Inserido deliberadamente num computador de uma rede, o Firewall não agirá na tentativa de impedir este tipo ataque. Por não especificar qual o tipo de ataque, nem onde o Firewall foi instalado, a questão oferece uma duplicidade de interpretação, devendo a mesma ser ANULADA.
    Grancurso

  • Juarez Junior meu Rei, eu não falei que  o firewall protege ataque de vírus ... o que protege de um ataque de virus é o anti virus como vc mesmo disse ( porém, nem sempre) ou o usuário não ser "explorador ou curioso" demais!!

    ( Fiquei tristinha porque pensei que eu tivesse sido clara e super objetiva ...magoei!! rsrs) ... então deixa eu tentar me fazer entender...

    O que eu falei foi que não adianta viajar nos mil significados da expressão "ataque interno"  e dei um exemplo  de um possível ataque interno no qual o firewall não iria  analisar os dados de entrada e saída ...o usuário pode ter o firewall instalado e nem sequer vai usá-lo nesse caso, ou seja, é possível o que o enunciado da questão está expondo?! Basta se ater a isso pra responder a questão ...

    Mas vamos lá ...

    firewall = regras e filtros na entrada e na saída das portas de rede  / monitora, gerencia e autentica pacote de dados/  verifica pacote de dados / Analisa o tráfego de informações que entram e saem do seu computador, tentando impedir um ataque.

    ( Quem conhece o último conceito acerta o gabarito em 30 segundos, sem pensar nos mil significados " ataques internos")

    por fim,

    Virus = um malware que infecta outros arquivos, precisa de hospedeiro e se auto multiplica.

    É prova de informática com interpretação de texto ou interpretação de texto com informática?! rs

    Pra mim é prova do Cespe e Cespe é isso aí ... Um brinde ao cespe que nos maltratra nessa peleja... tim tim

    Bjux simbora rumo a posse!!!

  • O Firewall só impedirá a tentativa de invasão através de outros computadores. O responsável pela "segurança dos arquivos" internamente é o Antivírus.


  • Errei a questão por acreditar o Firewall não era um equipamento. Segue o conceito. Firewall ("Parede de Fogo") é um software ou hardware capaz de bloquear conexões indesejadas com a internet.

    "Informática: terminologia. Silva, Mário Gomes, 2012'

  • O firewall permite ou bloqueia o que entra ou o que sai.

  • A questão deveria ser anulada porque um firewall protege sim o sistema de alguns ataques internos ao impedir que softwares maliciosos, mesmo instalados e em execução, não se comuniquem com determinados hosts ou utilizem determinadas portas. Quem elaborou a questão se prendeu ao texto dos conceitos sem interpretá-los.

  • O comentário do professor é uma piada!

  • O examinador deveria ser mais claro, abre a possibilidade para uma interpretação ambígua. Como irei saber se ataque"interno" refere-se a uma rede local ou dentro do próprio computador. O que custa adicionar mais algumas palavras?

  • Acho que essa questão está mal formulada, pois o firewall também tem a capacidade de proteger o(s) servidor(es) de uma rede privada contra ataque de seus próprios usuários. O administrador da rede pode limitar o acesso à determinadas ações através do firewall.

  • Infelizmente você só pode confiar mesmo na resolução de exercícios. Tive aula com um professor muito bom, mas ele não mencionou que o firewall é também hardware.

  • Limitações dos firewalls

    • Um firewall pode oferecer a segurança desejada, mas comprometer o desempenho da rede (ou mesmo de um computador). Esta situação pode gerar mais gastos para uma ampliação de infraestrutura capaz de superar o problema;
    • A verificação de políticas tem que ser revista periodicamente para não prejudicar o funcionamento de novos serviços;
    • Novos serviços ou protocolos podem não ser devidamente tratados por proxies já implementados;
    • Um firewall pode não ser capaz de impedir uma atividade maliciosa que se origina e se destina à rede interna;
    • Um firewall pode não ser capaz de identificar uma atividade maliciosa que acontece por descuido do usuário - quando este acessa um site falso de um banco ao clicar em um link de uma mensagem de e-mail, por exemplo;
    • Firewalls precisam ser "vigiados". Malwares ou atacantes experientes podem tentar descobrir ou explorar brechas de segurança em soluções do tipo;
    • Um firewall não pode interceptar uma conexão que não passa por ele. Se, por exemplo, um usuário acessar a internet em seu computador a partir de uma conexão 3G (justamente para burlar as restrições da rede, talvez), o firewall não conseguirá interferir.

    ESTAS SÃO ALGUMAS LIMITAÇÕES DO FIREWALL, COMO PODEMOS OBSERVAR EXISTE A POSSIBILIDADE DELE PROTEGER CONTRA ATAQUES INTERNOS.

    ACREDITO QUE A QUESTÃO NO MÍNIMO É PASSÍVEL DE RECURSOS!


  • "Nishimura, cadê você, meu filho" foi a melhor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Firewall pode ser um software (em cada computador) ou um hardware (na entrada da conexão de Internet). O firewall de hardware é pouco conhecido do público em geral, mas existe. É usado em empresas. A empresa instala, garante que nenhum usuário espertinho irá desativar o firewall local (de software) só para aumentar a velocidade de navegação, baixar pornografia, etc.

    O firewall pode bloquear ameaças externas que tentem acessar o ambiente interno, e ameaças internas que tentem sair para o ambiente externo.

    O bloqueio não é por conteúdo, mas pela porta de conexão que é utilizada. Os usuários podem acessar sites de phishing? Sim, pois o acesso é pela porta 80, HTTP, e esta porta é liberada pelo firewall para navegação na Internet.

    O firewall é antivírus? Não. Ele não detecta e não remove vírus. O máximo que o firewall pode fazer em relação aos vírus, é impedir a sua propagação pela rede, caso o vírus tente enviar cópias de si mesmo em alguma porta TCP para outro dispositivo.

    O firewall protege de ataque interno? Basicamente, não. Se observarem as propriedades de sua conexão de rede, de um computador Windows 7, usado em uma empresa, observará algo como: rede doméstica, rede corporativa, rede pública ou domínio. O ambiente interno, seja corporativa ou domínio, ativa o firewall com uma série de liberações, baseadas em uma relação de confiança entre os computadores integrantes da rede corporativa/domínio.


    Enfim... A questão está mal elaborada (incompleta), porém está CORRETA.

    É CESPE. Para a banca, incompleto não é errado #ficaadica.

    • Caro amigo Fernando Nishimura, como devo interpretar essa parte que está sublinhada? Extrai esse texto do site da microsoft. Não entendo de informática e peço que me ajude porque na questão Q542646 o cespe afirmou que o firewall é capaz de proteger o computador contra ataque de vírus e a questão foi dada como certa. 

    • Use um firewall. O Firewall do Windows ou qualquer outro programa de firewall pode ajudar a alertar você sobre atividades suspeitas caso um vírus ou worm tente se conectar ao computador. Ele também pode bloquear vírus, worms e hackers que tentem baixar programas potencialmente prejudiciais ao computador. Para saber mais sobre o Firewall do Windows, consulte Noções básicas sobre o Firewall do Windows.

  • se o computador está dentro da rede é sinal que está sendo permitido pelo firewall, certo o item....

  • Atualmente essa questão estaria errada, de acordo com o novo posicionamento do CESPE em relação ao Firewall, pois o mesmo protege de ataques de virus. É só comprovar na questão de seu concurso mais recente - TCU.

  • Phoda. Se protege contra conexões perigosas, indiretamente estaria protegendo contra ataques internos. Parece que o conceito de firewall é relativo demais. Ele é o que você quiser que ele seja. Pronto!

  • Em tese o firewall não protege contra ataques internos, pode haver exceções com base em outras analogias como foi explorado por alguns colegas. No entanto, de acordo com o posicionamento adotado pela banca cespe, é o que importa querendo ou não, o entendimento é que o firewall é capaz de proteger somente contra ameaças externas, fazendo jus a sua literalidade CORTINAdeFOGO!

    Assertiva correta

  • E cespe parece que brinca com a nossa inteligência. Um simples firewall do windows pode impedir um usuário comum de uma rede de acessar a máquina de um administrador, de um diretor ou qualquer outra pessoa na rede. 

    Dizer que o firewall não é eficiente contra ataques internos é loucura. Um firewall geral da rede impede o acesso externo, mas os firewalls instalados na máquina protegem sim ataques entre as máquinas de uma mesma rede.
    Enfim, o cespe é foda.
  • Cara, vai entender a CESPE, olhem essa questão 

    Q402006... Um firewall filtra o tráfego de entrada e saída entre a rede interna e a externa.

    E o gabarito é CERTO  ....

  • Firewall é definido como uma barreira de proteção que controla o tráfego de dados entre seu computador e internet... não são soluções completas.

  • Se você colocar um pen drive infectado o firewall não vai te proteger.
  • Gente boa,  fiquei na dúvida quando fala q é um equipamento alguém pode me explicar? 

  • Denize, o firewall pode ser tanto software(programa) quanto hardware(equipamento), sendo menos comum o firewall hardware.

  • Lembrar de membrana plasmática kkkkk
    Quem não sabe, vai saber menos ainda.

  • Campanha QC Contrata o Nishimura.

    Ele é Capaz de ter mais questões resolvidas que os Professores da Matéria.

  • Galera, o nishimura tem um site na internet com uns materiais de INFORMATICA "top de linha" eu adiquiri o material. Bom e barato. E muito didático. 

    http://www.informaticadeconcursos.com.br/checkout/

  • Além da campanha de contratação, vamos torcer para o nishimura não trabalhar com a cespe. Já pensou, o canditato entra com recurso e se fode... A explicação dele é tão óbvia que a pessoa desiste... 

  • Nishimura é "Ô Cara"! 

    Sempre procuro seus comentários, 

  • INTERNO só lembrar de pessoas...: seu colega de trabalho aproveita uma saidinha sua e decide apagar arquivos importantes ou copiar informações confidenciais.... Sem vírus, sem ataque externo, sem programas maliciosos!

  • Ainda nao cansei de errar essa questão..... /O.o\

  • CESPE - FUB - 2016

    A utilização de firewalls em uma rede visa impedir acesso indevido dentro da própria rede e também acessos oriundos da Internet. CERTO

    CESPE - ICMBIO -2014

    Um firewall filtra o tráfego de entrada e saída entre a rede interna e a externa. CERTO

    Se é dentro da própria rede não é interno? Além disso, filtrar a rede interna não é proteger contra ataque interno?

    Muito contraditório!

  • ótimos comentários dos professores, principalmente do Fernando Nishimura.

  • Como disse um professor de informática:

    "Firewall é tipo o segurança da boate que fica na porta fiscalizando a entrada e a saída, mas não vai interferir se rolar briga lá dentro." 

    Nunca mais esqueci. hehe

  • O Firewalls não é um anti-virus , além do mais ataque interno pode ser que uma pessoa use o seu computador logo que você sae de perto é ele instala um VNC por exemplo , pra lhe espionar !!!!

     

    Quetão Certa !!!!

  • Boa aula do professor. Contudo, o QCONCURSOS poderia incrementar os vídeos com a opção de acelerar a velocidade, como no YouTube. Pra quem já está acostumado com velocidade 2x, pode assistir duas aulas no tempo de uma. Concurseiro precisa otimizar seu tempo com todos os artifícios possíveis!!!

  • Excelente comentário da Carol Farias, é esse tipo de associação que nos faz memorizar. kkkkkkk essa do segurança foi boa, nunca mais esqueço

  • Só eu não achei a resposta óbvia?

    Firewall, a grosso modo, impede acesso não autorizado.

    Esse acesso pode acontecer de fora pra dentro, por exemplo se um cracker estiver usando força bruta pra explorar vulnerabilidades em uma rede; e de dentro pra fora, se por exemplo um computador (dentro da rede) esteja infectado com um worm que esteja tentando se propagar pelos pcs dessa rede. 

     

    Pela falta de tempo, não vou aqui elencar, mas a CESPE em outras questões já afirmou que firewall faz segurança interna.

  • Olha aí uma questão do CESPE que contradiz esse gabarito

     

    Q755758

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: FUB

    Prova: Conhecimentos Básicos - Cargo 20

     

    Acerca de sítios de busca e pesquisa na Internet, de gerenciamento de arquivos e de aplicativos para segurança, julgue o item subsequente.

    A utilização de firewalls em uma rede visa impedir acesso indevido dentro da própria rede e também acessos oriundos da Internet. (CERTO)

  • Eduardo Ribeiro 

    Por isso errei essa questão. Pois, a cespe já havia feito uma contradição em outra questão. PQP

  • A resposta é muito particular de cada Gestor de TI e de como a rede será configurda.

    Trabalhei em empresas de desenvolvimento de Software e ambas possuem regras de firewal internas e externas. 

    Questão mal formulada.

    IMAGINA estar rodando um sistema financeiro bancário que cada usuário possui acesso a determinados itens por segurança da empresa?, e este sistema rodar em uma infraestrutura interna, ou seja, com seu servidor e banco de dados na mesma rede, em fim.... se alguém de dentro tentar obstruir as seguranças da porta do banco de dados para conseguir informações confidencias meu firewall não vai fazer nada ? não vou criar regras para conexões internas ? 

     

  • na vdd é uma questão incompleta, não que esteja errada ou esteja certa, o erro é colocar somente ataques internos.

     

    visto que há diversos tipos de firewall, não irei entrar no mérito de espécies de fw, entretanto basta pensar que há o fw que proteje a rede interna, normalmente um appliance (hardware) ou até mesmo um software pode proteger a rede interna da externa, mas há também aquele que proteje o acesso ao dispositivo aquele que fica no windows ou no linux conhecido com iptables...

    não foi levado em conta essa segunda opção fw nível dispositivo cliente, ou até mesmo, aqueles embutidos no antívírus. 

  • correto, o firewall protege o que entra, não o que está agindo dentro. 

  •  Firewall protege rede interna

  • Ninguém falou "nishimura" por quê? KKKKK

  • Realmente o Firewall de Software não pretege contra ataques internos (dentro da mesma rede). Mas por que o Firewall de Hardaware (equipamento) não protege?! Quem garante isso?! Qstão passível de recurso

  • Erradissimo, posso tranquilamente configurar para que o firewall nao aceite certos pacotes/protocolos/portas da mesma rede.

    Se na questao estivesse escrito por default ate daria para considerar.

  • A questão está errada. Cabe recurso.

  • a questão não está errada, o firewall protege o que ENTRA no PC pelas portas desse firewall e não com o que já está dentro desse PC!

    questão Corretissima!

    aqui não cabe método nishumura rsrs um dos raros casos!

    bons estudos!

  • Cespe como sempre se achando a dona da verdade absoluta... 

    Ataques internos, por definição, são aqueles feitos pelos própios usuários da rede (que partem de dentro da rede contra a própia rede) , exemplo: o cara que é caixa do banco e tenta acessar e derrubar o mainframe (computador central do própio banco), neste caso o firewall (seja ele software ou hardware) é plenamente capaz de identificar e proibir tal ataque, desde que a rede seja segmentada e ele esteja instalado entre elas.

    Explicando melhor o conceito de segmentação de rede:

    Imagine um prédio, de dez andares,  onde funciona um grande banco, e que ele tenha a seguinte disposição física:

    No andar térreo a agencia com seus caixas; do segundo andar até o andar trabalhem o pessoal administrativo; no andar fique o DATACENTER (local onde estão instalados os servidores de email, banco de dados, etc..); e no 10º fique a DIRETORIA.

    Dada tal configuração, entendemos que tanto os caixas, quanto o pessoal adminstrativo e a diretoria necessitam acessar o DATACENTER, correto ? e como fazer para impedir que o funcionário que trabalha no caixa, não derrube o servidor de e-mail da empresa ? detre as várias soluções vamos para a mais simples: criam-se duas redes (segmentação), uma para o DATACENTER e outra para TODO O RESTO do prédio, e instala-se o firewall entre elas de modo que o mesmo irá proteger o DATACENTER tanto de ataques internos (que vem de dentro do própio banco) quanto externos (os que vem da Internet).

    Ao meu ver a CESPE errou no conceito do que é um ataque interno.

    Bons estudos 

     

  • Essa questão me gerol uma duvida,

    "Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos.''

    Será considerado como equipamento? alguem consegue me responder?

  • @Samuel Rodrigues, embora a forma mais comum do firewall seja como software, há firewall na forma de hardware; é comum em empresas para evitar que o usuário da máquina desative o software e dê uma de espertinho.

  • Uma hora vai ...

    Em 15/07/2018, às 20:51:51, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 13/07/2018, às 13:35:48, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 27/06/2018, às 10:08:42, você respondeu a opção E.Errada!

  • EQUIPAMENTOS ??

    Que preguiça.

  • Embora não concorde tive q marcar certo, é possível configurar contra ataques internos perfeitamente.

  • FIREWALL impede acesso indevido dentro da PRÓPRIA REDE (mais de um computador, mesmo sendo LAN), como também oriundo da REDE MUNDIAL(WAN), mas não protege contra "ataques internos" (entenda como dentro da própria máquina).

  • Firewal (não é antivírus) funciona como filtro de pacotes que podem ser configurados para rede externa ou interna. Pode ser tanto um hardware (físico) como software (lógico) e suas funcões são->> proteger uma rede, fechar acesso não autorizado, monitorar o tráfego de entrada e saída de rede externa ou interna e não protege contra ataques internos.

  • CERTO

    Das minhas anotações/ outros comentários:

     

     

     

    FIREWALL

     

     

    Detecta

    - Pedidos de acesso (autoriza, bloqueia);
    - O que foi acessado (ele faz a cópia em cache);
    - LOGS.

     

    Não detecta

    - Vírus de computadores nas mensagens;
    - PHISING;
    - Rotas alternativas;
    - Invasões internas.

  • Gab Correto

     

    Firewal

    --> Significa barreira de fogo.

    --> Evita invasão na rede.

    --> Não protege Vírus.

    --> Não protege invasão interna.

    --> Não protege rotas alternativas.

     

    Bons estudos galerinha!!!

  • por que equipamentos.? alguem sabe explicar ?

  • @cristian Firewal pode ser um tanto drive(equipamento fisico) como pode ser DRIVER(um software,ou seja,apenas um programa) DIFERENÇA DE DRIVE E DRIVER DRIVE= equipamento físico”aquele que você pode pegar! DRIVER= um software,um programa”aquele que você não pode pegar”
  • Cristian Castro, firewalls podem ser softwares instalados para a proteção pelo Sistema Operacional e também um equipamento físico configurado para restringir e/ou liberar acessos interno ou externo. (Por exmeplo, configurar o bloqueio de algumas portas do meio externo para o interno a rede, dificultando ataques).

  • Agora, em 2018, Cesp considera que Firewall também protege a rede interna.

  • depende da rede e da programação feita...

  • Cespe sendo cespe e se contradizendo. Vejam só:

    CESPE - 2014 - ICMBIO - Um firewall filtra o tráfego de entrada e saída entre a rede interna e a externa. CERTO

    CESPE - 2016 - FUB - A utilização de firewalls em uma rede visa impedir acesso indevido dentro da própria rede e também acessos oriundos da Internet. CERTO

  • O firewall pode ser um equipamento??

  • Marcelo duarte, sim! firewalls podem ser fisicos ou não.

  • Certo

    Os firewalls podem ser implementados como um software ou como um hardware , que tem função de dividir e controlar o acesso entre redes de computadores . Um firewall não pode proteger por exemplo contra um ataque proveniente de uma máquina de dentro da rede , cujo alvo é outra máquina dentro da mesma rede.

  • Existem equipamentos físicos que funcionam como firewall, muito utilizados em grandes empresas. Pesquisem na internet: Firewall dell sonicwall

  • Professores que realizam as questões do cespe em informática se contradizem. Bando de FDP.

  • Questão desatualizada, já há o entendimento que o Firewall consegui sim proteger ataques internos.

    Em uma rede é possível ter um firewall no próprio modem e cada computador ter seu firewall particular. Se um computador, por exemplo, está infectado por um trojan, o seu firewall, mesmo com o pc infectado, pode impedir que seja aberta uma porta para ataques backdoor. Além disso, o Firewall pode impedir que o malware saia da maquina e infecte outras, fazendo assim, uma proteção interna na rede.

  • Acredito que esteja desatualizada. Já vi questões da própria cespe dizendo que protege contra ataques da própria rede e também os oriundos da internet.

  • CORRETO.

    QUEM PROTEGE É ANTIVÍRUS.

  • ERRADA

    Questão Desatualizada! O Firewalll já garante essa proteção, do windows 10 em diante.

    Questões antigas vão dizer ao contrário, então vocês se atentem ao ano da prova

  • Os firewalls podem ser implementados como um software ou como um hardware , que tem função de dividir e controlar o acesso entre redes de computadores . Um firewall não pode proteger por exemplo contra um ataque proveniente de uma máquina de dentro da rede , cujo alvo é outra máquina dentro da mesma rede.

  • O termo "equipamentos" na assertiva refere-se ao Hardware.

    Abçs!

  • ATUALMENTE: o Firewall protege contra ataques internos!!!

  • Pessoal, vejo aqui muita desinformação.

    Na verdade essa questão não deveria estar correta nem na época da prova.

    Firewall pode ser Software ou Hardware.

    Pode ser instalado na sua rede interna, externa, e no seu computador (software).

    Pode bloquear acessos de fora da rede, de dentro da rede, e até mesmo de dentro da sua máquina (um malwaree tentando se comunicar, por exemplo)

    Veja que, no exemplo acima dado, ele não bloqueia o malware e sim pode bloquear a atividade de comunicação do malware.

    Exemplo: Estou infectado com um Spyware e a cada dia ou tamanho de arquivo, ele envia tudo que me espionou para um servidor usando, por exemplo, a porta 200, no meu firewall pessoal está configurado que só sai do meu computador pacotes pela porta 80, logo quando o spyware for enviar as informações capturadas (logs) não vai conseguir, veja que ele está tentando enviar pela porta 200 e o firewall está configurado para bloquear ela. Esse daí é só um exemplo simples.

    Pode bloquear um IP, uma porta, um range de portas e um range de IP.

    Pode bloquear conexões que entram e saem.

    Um exemplo de firewall pessoal de 2005: https://windows-cdn.softpedia.com/screenshots/Norton-Personal-Firewall_2.png (2005) (Já invalida essa questão)

    Questão ERRADA

  • Quando bem configurado, o firewall pessoal pode ser capaz de:

    > Bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos.

    > Analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado.

    > Evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.

    Fonte - Cert.br

    Gabarito errado.

  • Porteiro da boate:

    (Firewall)

    (entrada e saida)

    (Acesso = interno e externo

    +

    Ataque externo)

    Segurança da boate:

    (Antimalware)

    (Ataque interno)

    Há algum erro se raciocinássemos assim?

  • A questão encontra-se desatualizada pelo seguinte motivo:

    Firewall pessoal é um tipo específico de firewall que é utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet.

    Os programas antimalware, apesar da grande quantidade de funcionalidades, não são capazes de impedir que um atacante tente explorar, via rede, alguma vulnerabilidade existente em seu computador e nem de evitar o acesso não autorizado, caso haja algum backdoor nele instalado. Devido a isto, além da instalação do antimalware, é necessário que você utilize um firewall pessoal.

    Quando bem configurado, o firewall pessoal pode ser capaz de:

    • registrar as tentativas de acesso aos serviços habilitados no seu computador;
    • bloquear o envio para terceiros de informações coletadas por invasores e códigos maliciosos;
    • bloquear as tentativas de invasão e de exploração de vulnerabilidades do seu computador e possibilitar a identificação das origens destas tentativas;
    • analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando diversos tipos de códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor e um código malicioso já instalado;
    • evitar que um código malicioso já instalado seja capaz de se propagar, impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam exploradas.

    Assim, infere-se do trecho em azul que o firewall pode sim proteger a máquina contra ataques internos.

    Fonte: https://cartilha.cert.br/mecanismos/

  • (CESPE/FUB/2016)

    A utilização de firewalls em uma rede visa impedir acesso indevido dentro da própria rede e também acessos oriundos da Internet. (CERTO)