SóProvas


ID
1380511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Cássio, promotor de justiça, comprou pela Internet e
recebeu por SEDEX dois novos tipos de drogas, maconha
sintética e pentedrona. As drogas, encomendadas como parte
de uma investigação sobre o tráfico na Internet, foram entregues
no gabinete do promotor, no Fórum Criminal da Barra Funda,
em São Paulo, maior complexo judiciário da América Latina.
A encomenda foi postada em Fortaleza – CE, embora o sítio
estivesse hospedado nos Estados Unidos da América (EUA).

Folha de S.Paulo, 26/10/2014, p. C1 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e
considerando a relevância do tema por ele tratado no mundo
contemporâneo, julgue o item seguinte.

Nos mais diversos países, o tráfico internacional de drogas ilícitas é facilitado em face da ausência de instituições policiais voltadas para o combate a esse tipo de comércio, problema ampliado pela inexistência de cooperação internacional entre os órgãos de segurança encarregados de atuar no setor.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA


    Comentário: Existem instituições SIM que combatem o narcotráfico, e a cooperação internacional é uma das marcas na luta contra esse tipo de crime.


    Fonte: Professor Júlio Raizer (Alfacon)

  • Resposta Errada:

    ...em face da ausência de instituições policiais ...problema ampliado pela inexistência de cooperação internacional ...  .

    A própria FBI atua no seguimento, no ano de 2013 a FBI fechou a versão passada do site Silk Road, porém já foi criada uma nova versão. A Anvisa cataloga as drogas proibidas no país, o problema é que só é considerado tráfico de drogas, quando elas estão catalogadas,  existem drogas proibidas por exemplo nos EUA e no Japão que não são proibidas no Brasil. E no Brasil temos a PF, PC e a Receita Federal atuando na busca pelos traficantes, na reportagem da folha cita até que há um funcionário da receita nos correios, em uma agência de SP, funcionando como uma espécie de Raio X e usando táticas de inteligencia para detectar drogas.
    Ou seja, existem instituições policiais e existe cooperação internacional, é necessário mas não suficiente no combate ao tráfico pela internet.

    Mais informações no link: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1538409-evitar-comercio-de-droga-por-sites-nao-e-prioridade-diz-pf.shtml
  • Nos mais diversos países, o tráfico internacional de drogas ilícitas é facilitado em face da ausência de instituições policiais voltadas para o combate a esse tipo de comércio, problema ampliado pela inexistência de cooperação internacional entre os órgãos de segurança encarregados de atuar no setor. (ERRADA).


    Pela insuficiência de cooperação internacional. Não se pode afirma que não existe cooperação internacional.


    "A cooperação policial é baseada na reciprocidade e no interesse mútuo, buscando-se a integração dos organismos policiais de todo o mundo e o intercâmbio de informações com outros órgãos policiais, além da cooperação técnica, como treinamento e troca de experiências. A Organização Internacional de Polícia Criminal – INTERPOL – foi criada em 1923, a partir de iniciativa surgida no primeiro Congresso de Polícia Judiciária, realizado em 1914 no Principado de Mônaco (a INTERPOL/Brasil foi criada através de decreto em 1962). Nesse sentido, por ser uma organização internacional de cooperação policial entre os países e por manter uma central de informação para que as polícias de todo o mundo possam trabalhar integradas ao combate ao crime internacional, a INTERPOL figura como instrumento de importância impar a cooperação internacional, principalmente nas áreas fronteiriças".

    "Consoante viabilizado pelo artigo 144, parágrafo 1º da Constituição Federal, a Polícia Federal atualmente, com exceção da Venezuela, tem adidâncias em todos os países fronteiriços brasileiros. Essas adidâncias têm os objetivos de fornecer informações de inteligência, de assessorar o chefe da missão diplomática no país, de atuar como contato permanente com os órgãos policiais do país em que se encontra e de desenvolver estudos relativos à atividade policial. Além das operações conjuntas, visando ao combate de crimes como contrabando, descaminho e tráfico de drogas, a Polícia Federal também tem realizado acordos bilaterais com países como Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru e Colômbia, visando à cooperação recíproca para fins policiais".


    FONTE: http://relacoesinternacionais.com.br/integracao-desenvolvimento-regional/fronteiras-brasileiras-desafio-a-cooperacao-internacional/

  • Falar em ausência de instituições policiais que atuam no combate ao tráfico internacional de drogas é errado. No Brasil, por exemplo, a Polícia Federal tem competência para atuar nessa área, controlando as fronteiras aéreas, mar'timas e terrestres. Em todos os países desenvolvidos e em grande parte dos países periféricos existem instituições que atuam no combate ao tráfico. Nos Estados Unidos, exemplo conhecido é o FBI. Também é incorreto afirmar que não existe cooperação internacional nessa área. A cooperação pode se dar tanto a partir de acordos bilaterais ou multilaterais, por meio das instituições internas de cada país, ou através de instituições internacionais, como a Interpol e a Europol. A questão, portanto, está errada. 
  • A palavra ausência, deixa a questão errada, mas o tráfico de drogas nunca vai deixar de existir e isso não é culpa da polícia mas pelo fato de ser o negócio mais lucrativo do mundo.

  • Interpol ta cagada?

  • Em muitos países a polícia não é ausente, e sim cooperativa, como a polícia boliviana e o cartel de cocaína.

  • Marcar certo em " (...) o tráfico internacional de drogas ilícitas é facilitado em face da ausência de instituições policiais voltadas para o combate a esse tipo de comércio (...)", na Prova da PF, é complicado hein ... 

  • Gabarito Errado

    O erro da questão está em: ...problema ampliado pela INEXISTÊNCIA de cooperação internacional...

    A cooperação existe, ela pode até não ser eficaz, porém ela existe.

  • existe uma cooperação e comunicação entre as entidades internacionais, o negócio é que o tráfico está tão organizado, corrupção envolvida nos governos que muitas vezes existe ineficiência e desinteresse de acabar com essas organizações.



    PM_ALAGOAS_2018

  • errado. Existe sim cooperação para combater o tráfico ilícito de entorpecentes