SóProvas


ID
1381078
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Instrumentação Industrial

É um exemplo de manutenção preventiva a troca

Alternativas
Comentários
  • Em qual categoria se encaixaria o tipo de manutenção descrito no item E?

  • manutenção por oportunidade!

  • A letra E, troca antecipada fora do plano de manutenção, se enquadra na manutenção preditiva.
  • A troca de óleo é quase 100% uma manutenção preventiva pra evitar o desgaste de peças por onde o óleo flui.

  • A troca do óleo é nessa questão é preditiva pois segue uma previsão. 

  • Manutenção Preventiva: 

     

    Manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina ou equipamento, ou ainda a degradação de um serviço prestado. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas. 

    É realizada em conformidade com um cronograma ou com índices de funcionamento da máquina. Normalmente, o período de revisão é baseado em históricos ou recomendações do fabricante. Enquadram-se nessa categoria as revisões sistemáticas do equipamento, as LUBRIFICAÇOES PERIÓDICAS, os planos de inspeção de equipamentos e os planos de calibração e de aferição de instrumentos

    fonte: http://www.sesmt.com.br/Blog/Artigo/sesmt-diferenca-entre-manutencaoo-preventiva-corretiva-preditiva-detectiva

    .......................................................................................................

    São procedimentos da manutenção preventiva: as lubrificações periódicas, as revisões sistemáticas do equipamento, os planos de calibração e de aferição de instrumentos, os planos de inspeção de equipamentos e os históricos ou recomendações do fabricante.

    fonte: http://www.manutencaopreditiva.com/lubrificantes/manutencao-preventiva-x-manutencao-preditiva-saiba-a-diferenca

  • Letra B)

    Manutenção Corretiva: é aquela cuja intervenção é realizada após a quebra ou da falha do equipamento, que tem o objetivo de corrigi-lo, e restituir o funcionamento do equipamento aos padrões  requeridos. Exemplos típicos são: substituição de engrenagem com dente quebrado, recuperação de sistema de arrefecimento com vazamento, etc.

    Manutenção Preventiva: é aquela cuja intervenção no equipamento é realizada e planejada com a antecedência necessária para evitar sua falha ou quebra. Exemplos típicos são: troca de óleo e filtro de compressores de ar, lubrificação de equipamentos, troca de correia de equipamentos, etc.

    Manutenção Preditiva: é também chamada de manutenção diagnóstica, pois é realizada, também antes da quebra ou falha do  equipamento, porém em equipamentos que permitem algum tipo de acompanhamento e monitoramento. Exemplos típicos são: análise de vibração em mancais, desgaste de serras, medição de folgas, etc.