Comissionamento é o processo de assegurar que os sistemas e componentes de uma edificação ou unidade industrial estejam projetados, instalados, testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do proprietário. O comissionamento pode ser aplicado tanto a novos empreendimentos quanto a unidades e sistemas existentes em processo de expansão, modernização ou ajuste.
Na prática, o processo de comissionamento consiste na aplicação integrada de um conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia para verificar, inspecionar e testar cada componente físico do empreendimento, desde os individuais, como peças, instrumentos e equipamentos, até os mais complexos, como módulos, subsistemas e sistemas.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comissionamento
I – Condicionamento
É o processo pré comissionamento. Sendo um conjunto de atividades de preservação, verificação de funcionalidade e preparação para funcionamento aplicável a um determinado item, malha ou sistema, executadas com o objetivo de: Obter a condição “pronto para energizar ou operar” do item ou sistema (preparação para funcionamento) e caracterizando-se por verificações, ajustes, confirmações, executados “a frio”, não energizados, sem carga, sem o fluído de operação definitiva, no final das etapas de construção e montagem da instalação.
II Comissionamento
É o Conjunto de atividades de preservação, condicionamento, ajustes, verificação de funcionalidade, testes, preparação e simulado de operação em Equipamentos ou sistemas que visam imediata operação dos sistemas operacionais e são executadas com o objetivo de: Atestar a conformidade entre a especificação do projeto e o executado “completação mecânica de acordo com o projeto”, de forma a assegurar que cada componente do Sistema Operacional se encontra adequadamente fabricado, montado, instalado, identificado, interligado e intrinsecamente preparado para ser energizado e operar;