SóProvas


ID
1381966
Banca
VUNESP
Órgão
IPT-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um negociador, quando está disposto a aceitar qualquer conjunto de termos que seja superior à sua melhor alternativa para um acordo negociado e rejeitar resultados que sejam piores que essa alternativa e, assim sendo, está disposto a abandonar a mesa de negociação, deverá ter definido previamente

Alternativas
Comentários
  • " Tenha sempre um plano B. Em português chamam de MASA (Melhor alternativa sem acordo), em inglês BATNA (Best alternative to a negotiated agreement). Traduzindo para uma linguagem informal, você deve ter um plano B no caso de não chegar a um acordo em sua negociação. A MASA é uma alternativa real e palpável que você pode preferir caso sua negociação não produza um conjunto que satisfaça seus mais importantes interesses. Suponha que você está negociando a compra de um serviço que não é crítico para sua empresa e, que por algum motivo, não chega a um acordo que supra seus interesses.  Se você pode fazer aquele mesmo serviço desviando pessoas de alguns departamentos de sua empresa, por exemplo, você tem uma boa MASA."

    Fonte: tiagocalipo.wordpress.com/2009/12/13/negociar-e-preciso/

  • A “melhor alternativa para um acordo anunciado” é o que denominamos de BATNA ou MASA – Melhor alternativa sem acordo. O MASA consiste no valor mínimo aceitável para firmar o acordo. Como dito pelo enunciado, qualquer conjunto de termos superior ao MASA será aceito e qualquer conjunto de termo inferior será rejeitado.

    Gabarito: A

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 448-458),

    Negociação distributiva: negociação que busca dividir uma quantia fixa de recursos; situação de ganha-perde.

    Negociação integrativa: negociação que busca um acordo que possa gerar uma solução ganha-ganha.

    MASA (Melhor Alternativa Sem Acordo): melhor alternativa para um acordo negociado; o mínimo que uma pessoa pode aceitar.

    Árbitro: terceira parte com autoridade para ditar os termos de um acordo.

    Mediador: terceira parte neutra que facilita uma solução negociada por meio da utilização da razão, da persuasão e da sugestão de alternativas.

    Conciliador: terceira parte confiável que estabelece comunicação informal entre o negociador e a outra parte.

    Consultor: terceira parte imparcial que busca facilitar a resolução criativa de um problema por meio da comunicação e da análise, apoiado por seu conhecimento sobre administração de conflitos.

      

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 448-458),

    • Negociação distributiva: negociação que busca dividir uma quantia fixa de recursos; situação de ganha-perde.
    • Negociação integrativa: negociação que busca um acordo que possa gerar uma solução ganha-ganha.
    • MASA (Melhor Alternativa Sem Acordo): melhor alternativa para um acordo negociado; o mínimo que uma pessoa pode aceitar.
    • Árbitro: terceira parte com autoridade para ditar os termos de um acordo.
    • Mediador: terceira parte neutra que facilita uma solução negociada por meio da utilização da razão, da persuasão e da sugestão de alternativas.
    • Conciliador: terceira parte confiável que estabelece comunicação informal entre o negociador e a outra parte.
    • Consultor: terceira parte imparcial que busca facilitar a resolução criativa de um problema por meio da comunicação e da análise, apoiado por seu conhecimento sobre administração de conflitos.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

    • Árbitro = Regras
    • Mediador = Neutro com Alternativas
    • Conciliador = Confiável que estabelece comunicação informal
    • Consultor = Imparcial que busca facilitar a resolução criativa por meio dos seus conhecimentos