-
LETRA D
O enunciado de Clausius, relativo à 2ª Lei da Termodinâmica, diz o seguinte: não se pode conceber, de forma espontânea, a transferência de calor do corpo mais frio para o mais quente.
O enunciado tá com a redação confusa demais.
-
Como vai transferir calor de um corpo frio pra outro mais quente?
-
Guilherme, o teorema de Clausius trata de refrigerador e bomba de calor, onde é necessário que haja fornecimento de trabalho para que o corpo frio transfira calor para o corpo quente. Pois trata-se de um processo "não-natural".
-
Segunda lei:
>Kelvin-Plank: A máquina térmica deve ter reservatório de alta de de baixa temperatura.
>Clausius: Impossívem transfererir calor de uma fonte de baixa temperatura para uma de alta temperatura sem que haja consumo de trabalho para tal. Conceito relacionada a refrigeradores e bombas de calor.
-
Enunciados:
Clausius
É impossível construir um dispositivo que opere, segundo um ciclo, e que não produza outros efeitos, além da transferência de calor de um corpo frio para um corpo quente
Em outras palavras:
É impossível a construção de um dispositivo que, por si só, isto é, sem intervenção do meio exterior, consiga transferir calor de um corpo para outro de temperatura mais elevada
Kelvin-Plank
É impossível construir um dispositivo que opere num ciclo termodinâmico e que não produza outros efeitos além do levantamento de um peso e troca de calor com um único reservatório térmico.
Em outras palavras:
É impossível a construção de um dispositivo que, por si só, isto é, sem intervenção do meio exterior, consiga transformar integralmente em trabalho o calor absorvido de uma fonte a uma dada temperatura uniforme.
-
Godzilla, é justamente isso. Não tem como sem aplicar trabalho! Somente a leitura do enunciado que é um pouco confusa.