SóProvas


ID
1383754
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Aços inoxidáveis austeníticos quando expostos, nos processos de soldagem, a temperaturas na faixa de 480°C a 815°C, podem formar carbonetos complexos de cromo, depositados nos contornos de grão, com a consequente diminuição da resistência à corrosão.

Esse fenômeno denomina-se

Alternativas
Comentários
  • O fenômeno da sensitização sujeita os aços inoxidáveis austeníticos a um dos tipos mais danosos de corrosão, a corrosão intergranular. Consiste na precipitação dos carbonetos nos contornos de grão e no empobrecimento em cromo da região vizinha, depois do material ter sido tratado termicamente ou aquecidos para trabalho a quente ou para soldagem numa certa faixa de temperatura entre 400 0C e 850 0C e quando o aço for aquecido dentro dessa faixa ainda que por um tempo muito curto.

    Obs.: O empolamento está relacionado à fragilização por hidrogênio
  • "SENSITIZAÇÃO: É a precipitação de carbonetos de cromo, preferencialmente nos contornos de grão. A faixa de temperaturas em que a precipitação ocorre nos aços inox austeníticos é de 450ºC a 850ºC e para os ferríticos é em torno de 950ºC. Isto favorece o efeito da corrosão intergranular, pois não permite o fenômeno de passivação (pelo cromo) naquelas regiões."

    Alguem saberia dizer se esse fenômeno ocorre em qualquer aço inoxidável (martensítico, duplex, etc) ou é apenas nos ferríticos e austeníticos?

    Alguma sugestão de bibliografia sobre o assunto?