SóProvas


ID
138430
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação às três visões sobre a gestão de conflitos nas organizações, expressas por ROBBINS, Stephen Paul (Comportamento Organizacional. 9a ed. São Paulo):

I. De acordo com a visão tradicional, todo conflito é negativo e, portanto, deve ser evitado, pois resulta de uma falha de comunicação ou falta de confiança entre as pessoas.

II. A visão interacionista propõe que o conflito pode ser uma força positiva, defendendo abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo.

III. Segundo a perspectiva humanista, os conflitos surgem por falta de abertura e de confiança entre as pessoas, resultante de um fracasso dos administradores em atender às necessidades e às aspirações de seus funcionários.

IV. A principal contribuição da abordagem tradicional é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito, o suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo.

V. A abordagem das relações humanas argumenta que o conflito é uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo.

Alternativas
Comentários
  •  Robbins (2002), faz algumas abordagens sobre o conceito de conflito na visão tradicional, das relações humanas e a visão interacionista.

    Visão tradicional: esta abordagem dizia que todo conflito era ruim e que, portanto, deveria ser evitado. O conflito era visto como uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e de confiança entre as pessoas e um fracasso dos líderes em atender às necessidades e às aspirações de suas equipes. A visão tradicional era consistente com as atitudes de grupo que prevaleciam nas décadas de 30 e 40.

    Visão das relações humanas: esta abordagem argumenta que o conflito é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo. A visão das relações humanas dominou a teoria sobre conflitos do final dos anos 40 até a metade da década de 70.

    Visão interacionista: esta abordagem, que é a mais recente, propõe não apenas que o conflito pode ser uma força positiva, como defende abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo. A principal contribuição desta abordagem, portanto, é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo.

  • É presico reconhecer também quando as bancas acertam. Questão da FCC com um bom nível de dificuldade e sem furos.
  • I. De acordo com a visão tradicional, todo conflito é negativo e, portanto, deve ser evitado, pois resulta de uma falha de comunicação ou falta de confiança entre as pessoas. - CERTO
    VISÃO TRADICIONAL: Todos os conflitos são ruins e devem ser evitados a todo custo pela organização. Os conflitos estão diretamente relacionados à violência, agressividade e falta de racionalidade. É uma visão condizente com a realidade das décadas de 30 e 40, quando os conflitos organizacionaiss surgiam, sobretudo como consequência de problemas de comunicação, da abertura das pessoas e organizações, da desconfiança entre as pessoas e dos interesses conflitantes entre gestores e funcionários.
    II. A visão interacionista propõe que o conflito pode ser uma força positiva, defendendo abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo. - CERTO
    VISÃO INTERACIONISTA: Os conflitos devem ser encorajados, pois o ambiente totalmente harmonioso e pacífico torna-se também apático e incapaz de ajustar-se ao ambiente e inovar. A principal contribuição é encorajar os líderes de grupos a manter constantemente um nível mínimo de conflito - o suficiente para fazer que o grupo continue viável, autocrítico e criativo. A ideia não é que todos os conflitos sejam bons. na verdade, esta visão admite a existência dos conflitos funcionais (aumentam a coesão grupal) e dos conflitos disfuncionais (são sentimentos indesejáveis como raiva e hostilidade e que destroem as metas do grupo). O papel do gestor estaria em possibilitar a exist~encia dos conflitos funcionais ao mesmo tempo em que busca extinguir a possibilidade de conflitos disfuncionais.
    III. Segundo a perspectiva humanista, os conflitos surgem por falta de abertura e de confiança entre as pessoas, resultante de um fracasso dos administradores em atender às necessidades e às aspirações de seus funcionários. - ERRADO -  Como visto acima, essa é a visão tradicional.
    IV. A principal contribuição da  abordagem tradicional é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito, o suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo. - ERRADO - Como visto acima, essa é a visão interacionista.
    V. A abordagem das relações humanas argumenta que o conflito é uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo. - CERTO
    VISÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS: O conflito é uma consequência natural nos grupos e nas organizações, sendo difícil eliminá-los. na verdade, eles são necessariamente ruins, podendo ter um potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho a ser atingido pelo grupo.
  • Ótima questão, trouxe até referência bibliográfica.

  • Segue uma relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: A visão interacionista considera que o conflito é necessário para o desempenho eficaz de um grupo.

     

    Fonte: Qconcursos.