SóProvas


ID
1385317
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Um processo de negócio pode ser explicitado em vários níveis. Dependendo do detalhamento que se deseja, ele pode ter uma visão mais macro, mostrando o processo dentro de seu ambiente geral, até uma visão mais específica, detalhando a sua operacionalização, desempenho ou estrutura.

O detalhamento dos processos é feito segundo uma hierarquia.

Sobre o nível da hierarquia e suas características, verifica-se que o(a)

Alternativas
Comentários
  • Qual a fonte? 

    Processo consiste num grupo de tarefas de alta complexidade

    Alta?

  • O trabalho executado para entregar um produto ou serviço do processo, começa em um nível mais alto do que o nível que realmente executa o trabalho (processo) e, então, subdivide-se em suprocessos que devem ser realizados por uma ou mais atividades dentro da função de negócio. As atividades, por sua vez, podem ser decompostas em tarefas e, adiante, em cenários de realização da tarefa e respectivos passos.

    A hierarquia segundo o CBOK então é: processo; subprocesso; função de negócio; atividade; tarefa; cenário; passo (pg 33).                      
    Outros autores acrescentam ainda a noção de macroprocesso, que são grandes conjuntos de atividades que correspondem às grandes funções das organizações. 

    Podemos então analisar os items:

    a) macroprocesso é um conjunto de operações de média a alta complexidade, com atividades e tarefas distintas e interligadas, que possibilita a realização de objetivos específicos em apoio a um processo
    --> Macroprocessos realizam objetivos genéricos, as grandes funções da organização).                                                                                                                                                                                              
    b) processo consiste num grupo de tarefas de alta complexidade, interligadas logicamente, que utiliza recursos da organização para gerar resultados, visando a cumprir um objetivo organizacional específico.
    --> Conceito correto, processos são conjuntos de atividades relacionadas que recebem uma entrada, adicionam valor e produzem uma saída.

    c) subprocesso representa a parte mais detalhada das atividades, envolvendo rotina e prazo determinados, em um nível imediatamente inferior ao de uma atividade. 

    --> Hierarquicamente, subprocessos estão acima de atividades, portanto não representam detalhes de atividades. Atividades são detalhadas em tarefas, cenários e passos, respectivamente.

    d) atividade, na maior parte das vezes, envolve mais de uma função organizacional, cuja operação tem impacto significativo no modo como a organização funciona.

    --> Atividades são conjuntos de tarefas necessárias para entregar uma parte específica e definível de um produto. São geralmente realizadas por uma única função de negócio.

    e) tarefa é um conjunto de operações de média complexidade, que ocorre dentro de um processo ou subprocesso, geralmente desempenhada por uma unidade organizacional determinada e destinada a produzir um resultado específico.

    --> As tarefas são operações de baixa complexidade, estão em um nível mais baixo na hierarquia da visão do processo.                        
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------                                    Referências:
    1. ABPMP CBOK 3.0.
  • Também me pareceu estranho este "alta complexidade". Segundo o CBOK, "processo é uma agregação de atividades e comportamentos executados por uma pessoa ou máquina" (p.35). Não menciona alta complexidade.
  • A maioria dessa definições estão no 

    Guia de Referência em Gestão de Processos.

    http://www.pmimf.fazenda.gov.br/frentes-de-atuacao-do-pmimf/projetos-e-processos/processos/arquivos-para-download/guia-de-referencia-em-gestao-de-processos-pdf-2-70-mb/view

  • Macroprocesso: geralmente envolve mais de uma função organizacional cuja operação tem impacto significativo no modo como a organização funciona. Exemplo: Macroprocesso de Gestão de Pessoas.

    Processo: consiste num grupo de tarefas interligadas logicamente, que utilizam recursos da organização para gerar resultados. São operações de alta complexidade (subprocessos, atividades e tarefas distintas e interligadas), visando cumprir um objetivo organizacional específico. Exemplo: Avaliação de desempenho.

    Subprocessos Constituem um nível maior de detalhamento dos processos, que demonstra os fluxos de trabalho e atividades sequenciais e interdependentes, necessárias e suficientes para a execução de cada processo da organização.

    Atividades: são operações ou conjuntos de operações de média complexidade, que ocorrem dentro de um processo ou subprocesso, geralmente desempenhadas por uma unidade organizacional determinada e destinada a produzir um resultado específico. Exemplo: Realiza avaliação.TAREFAS

    Tarefas: nível mais detalhado das atividades, é um conjunto de trabalhos a serem executados, envolvendo rotina e prazo determinado, corresponde a um nível imediatamente inferior ao de uma atividade. Exemplo: enviar avaliação devidamente preenchida.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a hierarquia dos processos. Dito isso, vejamos qual das alternativas está correta no que afirma.

    O que é mesmo a hierarquia dos processos? Bem, trata-se da representação dos conceitos a seguir, segundo o seu nível hierárquico e de acordo com o seu grau de detalhamento e importância para a organização, sendo eles:

    • Macroprocessos: representa a visão macro, é o conjunto de processos que a organização considera como impactantes no cumprimento de seus objetivos estratégicos. Estão relacionados à missão (objetivo principal, razão de ser e existir) da organização.

    • Processos: trata-se de um conjunto de atividades correlacionadas, desenvolvidas com o objetivo de gerar resultados (claramente definidos) à organização, com início e fim determinados. Envolvem um sequenciamento lógico e, normalmente, são atividades de rotina (cotidianas), utilizadas para transformar entradas (insumos, ou “inputs”) em saídas (resultados, ou “outputs”), buscando o alcance de uma meta ou objetivo. De forma simplificada, o processo é a sequência de passos utilizados para a realização das rotinas da organização. Envolve a articulação de diversas ações que podem se desdobrar na execução de subprocessos, atividades e tarefas.

    • Subprocessos: correspondem a um maior detalhamento de uma parte específica de um processo. Pode-se considerar como a subdivisão de um processo, ou ainda, um processo que contém um objetivo específico incluso dentro de outro. Trata-se do desdobramento do processo em fluxos menores.

    • Atividades: são as ações realizadas em um processo ou subprocesso, desempenhadas por uma unidade organizacional específica. As atividades envolvem a descrição do que é feito para o alcance do objetivo do processo (resposta à pergunta: o que fazer?).

    • Tarefas: correspondem ao maior detalhamento das atividades, explicando de forma mais precisa como as atividades devem ser realizadas, ou a forma como costumam ser desenvolvidas. Trata-se da sequência de passos ou etapas desenvolvidas para a realização da atividade. Portanto, as tarefas correspondem ao menor nível documentado no mapeamento de processos (resposta à pergunta: como fazer?)

    Tendo o que conteúdo acima como base, não nos parece lógico dizer processo consiste num grupo de tarefas de alta complexidade, visto que os processos envolvem um sequenciamento lógico e, normalmente, são atividades de rotina (cotidianas). O mais sensato deveria ser a anulação da questão.

    GABARITO DA BANCA: B

    GABARITO PROPOSTO: ANULAÇÃO

    Fonte:

    Escritório de Gestão de Processos do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP/Metodologia de Gestão por Processos