SóProvas


ID
138673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira
Página
(Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem
desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia.
Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca
de reportagem, julgue os itens que se seguem.

Na reportagem, a pirâmide invertida recebe maior flexibilidade e não precisa surgir necessariamente já no primeiro parágrafo.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar onde está o erro desta questão?
  • Caro Juliano;

    Maria Helena Ferrari e Muniz Sodré assim definem as características da reportagem: humanização do relato, objetividade dos fatos narrados, texto de natureza impressionista e predominância da forma narrativa.

    Mais...

    A reportagem difere da notícia elo conteúdo, extensão e profundidade, e por isso a reportagem te uma linguagem onde predomina a forma narrativa, a humanização do relato, sem perder a objetividade dos narrados.

    Com base nisso, entendo que a questão está errada por dois motivos: se na notícia, o lead é indispensável e a reportagem se difere "apenas" nos desdobramentos que a mesma faz, logo a pirâmide invertida não pode ter flexibilidade. Ela tem que ser aplicada em sua totalidade.

    Se a reportagem tem que ser objetiva, não há como se falar em flexibilidade da pirâmide invertida. O lead tem que ser utilizado sim, na reportagem.

    É isso. Espero ter ajudado.

    Bom estudos!
  • Acredito que o erro está no trecho "não precisa surgir necessariamente já no primeiro parágrafo". Isso, contraria diretamente o conceito de lide, que é informar o objetivo do texto durante as duas primeiras frases.