-
Por que a A está errada?
-
Renato, na soldagem por TIG há formação de arco elétrico, a questão afirma que não, por isso a alternativa está incorreta.
-
GABARITO: E
a) ERRADA - o eletrodo de tungstênio estabelece, sim, arco elétrico com o metal de base (a alternativa estaria errada se afrimasse que o arco elétrico é formado entre a vareta de meta de enchimento e o metal de base);
b) ERRADA - O eletrodo é consumido no processo MAG
c) ERRADA - O diâmetro influencia uma vez que parâmetros como corrente e tensão estão diretamente ligados ao tipo e diâmetro do eletrodo;
d) ERRADA - Os eletrodos revestidos apresentam materiais na sua constituição com vários objetivos e um deles é auxiliarna estabilização do arco elétrico;
e) CORRETA
-
A letra E pra mim tb nao esta correta, pois quanto maior é a corrente eletrica maior é a taxa de deposição do metal de adição, fato que implica diretamente na constituição do cordão de solda.
-
Jorlan, a corrente influencia diretamente na penetração e não na largura.
-
Concordo com o Jorlan sobre a alternativa E. Se aumentarmos a corrente, maior será a taxa de fusão do eletrodo e consequentemente maior a taxa de deposição, este fato implica sim na largura do cordão de solda. Acredito que a mais correta seria a C, pois a qualidade do cordão é controlada pela habilidade do soldador. Se eu soldar, por exemplo, com eletrodo 2 mm ou 2,5 mm isso não influenciaria na qualidade do cordão de solda. E sim a habildade do soldador e o correto ajuste dos parâmetros de soldagem.
-
Bruno, quanto maior o diâmetro, mais energia é necessária para fundir o eletrodo. Logo, se eu mantenho o mesmo nível de energia na soldagem para o um eletrodo com diâmetro maior, terei sim influência na qualidade do meu cordão de solda. Sem falar que a abertura do chanfro também tem que estar alinhada com o diâmetro do eletrodo. Com relação a largura, acredito eu que está mais associado com a distância do eletrodo ao ponto de solda, uma vez que o arco elétrico para eletrodo revestido é cônico, tendo raio maior próximo à peça.
-
A letra E está errada também. De acordo com o livro do EMILIO WAINER, a corrente de soldagem influencia diretamente na geometria do cordão, proporcionalmente inclusive em sua largura
-
De acordo com o livro “soldagem fundamentos e tecnologia” a letra E está incorreta. Nele tem o texto: “A corrente de soldagem é o principal parâmetro que controla o volume da poça de fusão e a penetração da solda no metal base, que tendem a aumentar com o aumento da corrente, assim como a largura do cordão. “
-
No material do estratégia tá dizendo que a alternativa correta é a relativa ao arco elétrico da TIG. Lá fala que na soldagem TIG o arco elétrico é estabelecido entre o eletrodo e a poça de fusão, não entre o eletrodo e o metal de base. Ainda assim para mim parece bem esquisito afirmar isso.