-
I - Certo.
II - Errado, atingir tal temperatura implica em fusão do material, saindo da ZTA e entrando na zona fundida.
III - Errado, quanto maior a temperatura a qual o grão está exposto, maior ele será.
-
Felipe, só uma observação:
No item II, atingir temperaturas maiores que a eutetóide não implica na fusão do material necessariamente. Superar a temperatura eutetóide implica em austenitização e não em fusão. A partir da região intercrítica e da de grãos grosseiros a temperatura é sim maior que a eutetóide. Porém, a região subcrítica não supera a temperatura eutetóide.
http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAAc3MAH-4.jpg
-
Pelo que eu li e entendi, a constiuição e temperatura da zta vai depender do tipo de solda, multiplo ou simples passe, caso que não é dito na questão. conforme tem no link
-
Alguém poderia explicar melhor o item I?
-
Arthur, a elevada temperatura por um determinado tempo aumenta o tamanho do grão do alumínio.
-
Pq a II ta errada? a Zona da ZTA proxima da zona de fusão pode ultrapassar a a temeratura eutetiide.
-
Também não entendi o motivo da afirmativa II está errada.
-
Olhando a princípio a alternativa II me parece correta. Mas se pensarmos em ligas FERROSAS, o ferro fundido também é considerada uma liga ferrosa. Só se imaginarmos que a banca está considerando que a reação eutetóide é para aços e não ferros fundidos. Embora no meu ponto de vista ferros fundidos ainda apresentem reação eutetóide para formação de perlita.
-
A alternativa II não está correta. Se pararmos e pensarmos que o aço inoxidável austenítico não passa por tal processo, chegamos a conclusão que quando se fala em liga ferrosa o universo de possibilidades contrárias é muito grande.
-
A ZTA é formada em ordem decrescente de T: Região de crescimento de grão> Região de refino de grão>Região intercrítica> Região subcrítica.
A região subcritica não chega a atingir a temperatura eutetoide. Por esse motivo a II está incorreta.
-
Continuo achando que a afirmativa II está correta. O examinador não fala nada sobre a região subcrítica, ele apenas cita que "Nas ligas ferrosas, há um aquecimento acima da temperatura de transformação eutetoide", o que de fato ocorre na região próxima à zona de fusão. Ao meu ver a questão está com o gabarito incorreto e caberia recurso.