SóProvas


ID
1389280
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Seguros

Os P&I Clubs (Protection and Indemnity Clubs) analisam, via de regra, diversas hipóteses relacionadas às coberturas de responsabilidades dos armadores,

NÃO faz(em) parte dessas coberturas a(s)

Alternativas
Comentários
  • P&I CLUBS - São os Clubes de Protecção e Indenização que visam complementar o seguro normal protegendo navios de longo curso e respectiva carga contra sinistros que envolvam responsabilidade civil. 

    Existem 26 em todo o mundo

    As seguradoras internacionais oferecem aos armadores, o seguro com cobertura para o casco do navio, motor e maquinário, e para os donos das cargas transportadas, o seguro de transporte internacional. A responsabilidade civil assumida pelo armador perante terceiros é garantida através do Clube P&I (Protection and Indemnity), clube que funciona como seguradora, mas não é seguradora, é um sistema de mutualismo formado pelos armadores e donos de navios. 

    O P&I garante os riscos de responsabilidade civil de natureza acidental de danos materiais causados pelo navio: por colisão a outra embarcação; danos provocados ao cais, docas, equipamentos ou instalações portuárias por choque; danos às cargas transportadas; lesão corporal de membros da tripulação e passageiros enquanto na embarcação; poluição ambiental; e, riscos de guerra. Quando um navio coberto pelo P&I naufraga, os prejuízos são rateados entre todos os membros do clube. Porém, qualquer integrante que incorrer em irregularidades intencionais e perdas imprudentes ou evitáveis, poderá ser convidado a se retirar do clube.

    Ainda que o armador tenha responsabilidade pelas cargas transportadas, é prudente e recomendado ao embarcador, sempre ter o seu próprio seguro. Assim, caso a carga seja perdida ou danificada, em conseqüência de acidente com o navio, o segurado reclama o sinistro com a sua seguradora, que após a indenização, fica sub-rogada ao direito de buscar o ressarcimento junto ao armador, que possivelmente estará amparado pelo P&I. Os importadores e exportadores não devem se aventurar a embarcar suas mercadorias sem seguro, pois além da elevada exposição de riscos, o seguro de transporte marítimo é muito barato.


    Achei a questao mal redigida


  • Também considero a questão mal redigida.

    Marcaria a alternativa que trata da " responsabilidades relativas a contratos de aluguel de aparelhamento de carga ou descarga", mas ainda assim deveria ser especificado melhor, pois esses custos seriam em condições normais ou em condições após dano sofrido pelo navio, tornando-o inavegável?