As nossas identidades são construídas numa teia de intensas relações sociais e fatores múltiplos interferem nessas construções. As posturas religiosas e políticas que assumimos, por exemplo, estão ligadas às experiências histórico-culturais que vivenciamos. Sobre esse tema considere as assertivas abaixo.
1. Como o Brasil é um país historicamente marcado pela miscigenação, as questões referentes às identidades raciais (branco-negro, por exemplo) não fazem sentido para a nossa identidade de brasileiro.
2. No Brasil, as identidades de gênero (masculino- feminino-gay, por exemplo) vêm lutando por seu reconhecimento, aceitação e extinção das diferenças hierarquizadas entre elas.
3. No Brasil, a Constituição garante a liberdade das diferentes religiões (católico-protestante, por exemplo), mas ainda subsistem posturas preconceituosas, sobretudo no que se refere aos cultos de origem afro-brasileira.
4. No Brasil, as identidades políticas (liberal- conservador, por exemplo) perderam completamente o significado, sendo descabidas quaisquer tentativas de distinções entre as posturas políticas de esquerda e de direita.
Estão corretas as sentenças: